PUBLICIDADE

Prefeitura moderniza sistema de georreferenciamento

A nova plataforma traz ferramentas otimizadas para o acesso a mapas, localização de equipamentos públicos, entre outras ferramentas

A nova plataforma traz ferramentas otimizadas para o acesso a mapas, localização de equipamentos públicos, entre outras ferramentas
A nova plataforma traz ferramentas otimizadas para o acesso a mapas, localização de equipamentos públicos, entre outras ferramentas -

A Prefeitura de Ponta Grossa coloca à disposição, a partir desta terça-feira (20), uma versão melhorada e atualizada do sistema de Georreferenciamento, chamado de Geoweb, que pode ser encontrado na página inicial do site do Município. Disponível para uso da comunidade e do próprio serviço público, a nova plataforma traz ferramentas otimizadas para o acesso a mapas, localização de equipamentos públicos, identificação de bairros, zoneamento, entre outras ferramentas. 

De acordo com a secretária municipal interina de Infraestrutura e Planejamento, Mariana Scaramella Moreira, a modernização do sistema faz parte de uma série de ações promovidas pela Prefeitura no intuito de favorecer a acessibilidade e a transparência de informações. 

“Por determinação da prefeita Elizabeth Schmidt, nós temos buscado estruturar e adequar os processos que envolvem o Município de forma que privilegiem a facilidade, a agilidade e a inovação. No caso específico do Geoweb, uma plataforma utilizada em grande escala para os levantamentos que envolvem a execução de projetos do Município pela Secretaria de Infraestrutura e Planejamento, a intenção era não só modernizar o sistema, mas universalizar o seu acesso de forma que a população possa utilizá-lo, como também outras secretarias da Prefeitura e órgãos públicos em geral”, explica. 

“O novo Geoweb é mais intuitivo, com mais funções e sem complicações como tinha anteriormente”, disse Cezar Petronio Mendes, diretor do Cadastro Técnico Municipal. “Porém, a ideia é universalizar a plataforma, abrir para as demais Secretarias Municipais, para que tenham benefícios, para gerenciamento, planejamento e acesso à informação”, comenta Mendes, que a ferramenta já foi utilizada anteriormente pela Saúde para fazer a divisão para as Unidades de Saúde em Ponta Grossa, mas que pode, por exemplo, ser amplamente usada pela Segurança Pública.

Um dos serviços disponibilizados pelo novo Geoweb é o estudo de viabilidade. “Na plataforma, o cidadão pode fazer a consulta de viabilidade tanto em relação a parâmetros urbanísticos para construção civil, como também de funcionamento da empresa pelo CNAE que se pretende instalar no imóvel”, disse Samuel Moreira, diretor do Departamento de Informática da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos.

Moreira salienta que a partir de agora o sistema Geoweb exigirá o cadastro de login e senha, que será necessário para ter acesso às informações vinculadas pelo CPF ou CNPJ do usuário. “O cadastro é necessário pela Lei Geral de Proteção de Dados, de forma que em consultas de viabilidade, por exemplo, serão disponibilizados apenas dados vinculados ao CPF”, salienta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE