PUBLICIDADE

Prefeitura cadastra quase de 3.500 pessoas no CAdÚnico em agosto

Quatro mutirões foram realizados, além de ações descentralizadas e atendimento nos Cras

O Cadastro Único tem validade de 24 meses, porém, caso haja alteração de endereço, composição familiar e/ou renda, as famílias devem procurar o Cras para realizar as atualizações das informações
O Cadastro Único tem validade de 24 meses, porém, caso haja alteração de endereço, composição familiar e/ou renda, as famílias devem procurar o Cras para realizar as atualizações das informações -

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação de Assistência Social, realizou em agosto o atendimento a 3.480 pessoas com o cadastramento para o CadÚnico. Foram diversas ações, como mutirões na sede da FASPG, no antigo 26 de outubro e na Estação Saudade e também nos CRAS de referência, ou em ações descentralizadas dos CRAS. O próximo mutirão está agendado para o dia 17 de setembro.  

A última ação aconteceu no início do mês, com o atendimento de 102 pessoas, das 140 agendadas pelos CRAS Vila Isabel e CRAS Santa Luzia, e mais 20 de munícipes que estavam com a documentação incompleta em mutirões anteriores. De acordo com a Fundação de Assistência Social, da Prefeitura de Ponta Grossa, no mês de agosto foram atendidas 600 pessoas na ação Estação Saudade e dessas 227 realizaram o Cadastro Único, 640 atendimentos nos mutirões realizados nos sábados, 130 nas ações descentralizadas dos CRAS e 16 através do Programa Justiça no Bairro.

“Tivemos ainda mais 2.094 atendimentos diretamente nos CRAS da cidade, no decorrer do mês”, explica Vinya Mara Anderes Dzievieski Oliveira, presidente da FASPG, que comenta que o trabalho acontece em ritmo de força tarefa com o objetivo de combate à pobreza extrema.

Para setembro, estão programados mutirões no dia 17, para atendidos pelo CRAS Sabará e CRAS Vila XV e no dia 24 do CRAS Vila Isabel e CRAS Jardim Carvalho. “Os mutirões acontecem na sede da FASPG, apenas para os cidadãos que realizaram o agendamento. Pedimos para que os munícipes que agendem atendimento compareçam, para não tirar a oportunidade de outros que necessitem se cadastrar”, disse a presidente da FASPG, Vinya.

O aumento das situações de vulnerabilidade se dá em decorrência da pandemia da Covid-19, e com aumento do valor do benefício de transferência de renda, a partir de agosto de 2022, de R$400,00 para R$600,00, a demanda em busca do Cadastro Único aumentou consideravelmente, sendo este o principal motivo para os mutirões que acontecem em agosto.

O Cadastro Único tem validade de 24 meses, porém, caso haja alteração de endereço, composição familiar e/ou renda, as famílias devem procurar o Cras para realizar as atualizações das informações, o que também impacta nos atendimentos. Até julho de 2022, em Ponta Grossa estavam registradas 46.288 famílias e 114.594 pessoas.

A FASPG orienta também para que o cidadão esteja de posse de todos os documentos e que não omita informações com o objetivo de agilizar a aprovação do cadastro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE