PUBLICIDADE

Moradores querem benefícios com obras do aeroporto

Os investimentos são destinados do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac). Prefeitura prospecta grande avanço com as obras. Moradores da região do aeroporto se dizem esquecidos.

Moradores reclamam do abandono do bairro.
Moradores reclamam do abandono do bairro. -

Os investimentos são destinados do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac). Prefeitura prospecta grande avanço com as obras. Moradores da região do aeroporto se dizem esquecidos

O Aeroporto Comandante Antônio Amilton Beraldo, mais conhecido como Sant’Ana, localizado na região do bairro Cará-Cará, Ponta Grossa, Paraná, receberá um investimento do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) no valor de 35,3 milhões para a construção de uma nova pista de taxiamento, reforma e ampliação do pátio de aeronaves, estacionamento de veículos, cerca operacional e terminal de passageiros com mais de 2 mil metros quadrados. Segundo a assessoria da prefeitura, tais investimentos permitirão a continuidade de melhorias já iniciadas pelo município e estado no aeroporto.

Para o responsável pelo aeroporto, Secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Carlos Loureiro, uma infraestrutura como a do Sant’Ana, e com os investimentos que irão acontecer, o conforto para os usuários será maior. “Quando um grande investidor prospecta em uma cidade, um dos primeiros pontos levantados é a estrutura do modal aéreo e isso reflete em geração de empregos e em um aumento na economia”, disse. Ainda segundo Loureiro, o bairro Cará-Cará ganhará com o consumo do comércio local.

De acordo com o superintendente do Aeroporto Sant’Ana, Victor Hugo de Oliveira, a atual estrutura conta com 20 profissionais concursados, dois comissionados, um estagiário e 13 terceirizados. Porém, de todos os funcionários, apenas um destes é morador da região do Cará-Cará. Segundo Victor, com o início das obras o número de funcionários aumentará tanto durante a restauração do aeroporto quanto após sua conclusão. “Será um grande canteiro de obras”, disse.

A comunidade opina

Para os moradores do bairro Cará-Cará, não há problema no investimento que o governo está fazendo no aeroporto Sant’Ana, pois, isso trará muita visibilidade para a região, entretanto, segundo eles, o aeroporto está localizado em um bairro  extremamente degradado, tendo como característica, asfalto com buracos, esgoto a céu aberto, falta de segurança, ruas sem pavimentação, além da falta de áreas de lazer. É o que relata Josimeri Ribeiro, moradora do bairro há 39 anos. “O mais preocupante é uma escola [Colégio Francisco Pires Machado] que está com as obras há mais de cinco anos paradas, onde não temos um parecer dos governantes”, disse.

Josimeri ainda falou sobre a evolução do bairro que sempre foi lenta, tanto na educação, saúde e saneamento básico. “A pergunta que fica é se realmente estamos priorizando o mais importante no momento. Espero que nossos representantes olhem diferente para a nossa situação”, disse.

Para Dirlene Delinski, moradora do bairro Cará-Cará há 45 anos, é injusto investir 35 milhões no aeroporto, mas não haver investimentos no bairro. “Não temos pavimentação, não temos um parquinho para as nossas crianças e nem pelo menos uma academia ao ar livre para nosso lazer”, disse.

Prefeitura se explica

De acordo com a assessoria da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, estuda-se a necessidade de novos investimentos na região, está havendo um planejamento para isso.

Perguntados se já houve construção de novas casas ou abertura de comércio no bairro por conta do anúncio de investimentos, a prefeitura informou que o sistema não possibilita filtrar as emissões de alvará por regiões da cidade e, portanto, não dá para saber, no momento, se o anúncio já se refletiu em atração de novos moradores e comerciantes.

Ainda segundo a prefeitura, as condições adequadas para que ocorram voos regularmente em Ponta Grossa é um dos quesitos para a vinda de grandes empresas para a cidade, o que fomenta a economia, e reflete na geração de emprego e renda para todo o município.

Por João Vitor Maciel, sob supervisão de Helton Costa. Esta notícia faz parte do projeto de fortalecimento do Jornalismo Regional, do curso de Jornalismo da UniSecal em parceria com o Portal aRede/Jornal da Manhã.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE