PUBLICIDADE

UEPG leva produtos de higiene para associação de catadores

Imagem ilustrativa da imagem UEPG leva produtos de higiene para associação de catadores
-

Projeto da UEPG leva também cosméticos para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Bairro de Uvaranas (Acamaruva)

O projeto de extensão “ManipulAção: Manipulando cosméticos e transformando vidas”, do departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizou no último mês ações e atividades de promoção da saúde para integrantes da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Bairro de Uvaranas (Acamaruva). Aproximadamente 30 pessoas são beneficiadas pelo projeto. 

Promovido junto à Associação desde 2019, o projeto desenvolvido pelos alunos extensionistas da Farmácia Escola da UEPG entrega aos trabalhadores produtos cosméticos ou de higiene, manipulados pelos próprios acadêmicos, com a finalidade de promover cuidados básicos com a saúde, buscando melhorias na qualidade de vida.

Segundo Patrícia Mathias Boscardin, professora coordenadora do projeto, a ação extensionista surgiu com o objetivo de integrar os alunos à proposta. “Aplicamos o conhecimento técnico-científico dos acadêmicos para a manipulação dos produtos cosméticos e no planejamento e execução das ações, envolvendo a conscientização e orientação dos trabalhadores da Acamaruva”,  explica.

Por conta da pandemia, o grupo não realizou atividades presenciais em 2020. Com a vacinação e a diminuição dos casos, o grupo retornou neste ano, no Outubro Rosa, com a palestra “Cuidados com a pele e com as mãos”, além da abordagem sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. 

Patrícia destaca que, no contexto de pandemia, o projeto ganhou ainda mais importância. “Percebemos a necessidade de agir o mais rápido possível na entrega de cosméticos e produtos de higiene pessoal. Então entregamos também álcool gel preparado pelas acadêmicas de Farmácia, para ajudar na prevenção da Covid-19”, salienta.

Para a professora, o projeto é uma forma de melhorar a qualidade de vida de pessoas que desempenham um trabalho importante e que precisam de atenção sanitária, devido ao risco que o manejo dos materiais recicláveis acarreta para a saúde.

“Levar um mínimo de atenção, informações e conhecimentos a esses trabalhadores faz com que eles possam ser os agentes de transformação de suas próprias vidas, cultivando hábitos mais saudáveis e diminuindo o risco de adoecimento por diversas doenças que podem ser evitadas”. O Projeto também possui relevância para os alunos, de acordo com Patrícia. “A importância está justamente no ponto de lançar um olhar humano e sensível às carências de conhecimento e atendimento a esse grupo populacional”, afirma.

Atualmente, participam do projeto quatro acadêmicas de Farmácia: Fernanda Paes Pacheco, Luana Ribas de Bonfim, Vitoria Salles Rosa e Izadora Silva de Melo. E três professoras: Patrícia Mathias Döll Boscardin, Patrícia Mazureki Campos e Jaqueline Carneiro, todas do departamento de Ciências Farmacêuticas.

Até o início de 2020, o projeto realizava as ações com a Associação mensalmente ou a cada 45 dias. A professora Patrícia esclarece que a ideia é manter a frequência de visitas para os próximos meses. Os temas abordados nas palestras com os catadores são sugeridos por eles ou são propostos pela equipe do projeto. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE