PUBLICIDADE

Exército se reúne para decidir sobre cidade-sede da ESA

Ponta Grossa, Recife e Santa Maria são os municípios que disputam o investimento bilionário.

Comandante geral do Exército Brasileiro, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.
Comandante geral do Exército Brasileiro, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. -

Ponta Grossa, Recife e Santa Maria são os municípios que disputam o investimento bilionário

O Alto-Comando do Exército Brasileiro pode decidir a escolha da nova cidade que sediará a Escola de Sargentos das Armas (ESA) no fim desta sexta-feira (22). É que durante esta semana, de 18 a 22 de outubro, acontece a 339ª Reunião do Alto-Comando do Exército (RACE) em Brasília, onde os 15 generais mais graduados das forças armadas, e um indicado pelo Ministério da Defesa, opinam sobre qual município deve receber a nova ‘Escola’ – Ponta Grossa (PR), Recife (PE) e Santa Maria (RS) estão na disputa pelo investimento bilionário.

O empreendimento de R$ 1,2 bilhão abrigará um contingente de aproximadamente 8 mil pessoas, somando 2,5 mil alunos por ano a instrutores, corpo administrativo e familiares dos militares. Após a Race, a escolha da cidade-sede será encaminhada para o comandante geral do Exército, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. Ele pode acatar ou não a decisão dos generais. A expectativa é que a escolha do município seja totalmente técnica, entretanto, existe a possibilidade de questões políticas influenciarem na decisão – entenda a situação acessando a notícia do Grupo aRede.

Existia a chance de a nova ESA ser anunciada em agosto, na 338ª Race. Porém, após as conversas entre os generais, a decisão foi adiada para os meses de outubro/novembro. De acordo com a comunicação do Exército Brasileiro, “cabe ressaltar que um dos principais objetivos da nova Escola será concentrar a formação dos sargentos de carreira em uma única instituição, permitindo a economia de meios (pessoal e material) e de recursos orçamentários”.

A atual ESA fica localizada em Três Corações, no Estado de Minas Gerais. “Atualmente, o Curso de Formação e Graduação de Sargentos compreende duas etapas: o Período Básico, que é realizado em 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército, em diversas cidades brasileiras, e corresponde ao primeiro ano da formação do futuro sargento; e o Período de Qualificação, que é feito na Escola de Sargentos das Armas (ESA), na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) e no Curso de Formação de Sargentos no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CFS/CIAvEx), correspondendo ao segundo ano de formação”, explica a comunicação do Exército Brasileiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE