PUBLICIDADE

Irmãos de PG passam em vestibular de Medicina na UEPG

Irmãos de PG passam em vestibular de Medicina na UEPG

Irmãos de PG passam em vestibular de Medicina na UEPG.
Irmãos de PG passam em vestibular de Medicina na UEPG. -

Danilo tem 18 anos e Mayara 19; ambos estudaram no Colégio Sepam desde 2013 

A alegria da aprovação no curso de Medicina em uma universidade pública veio em dose dupla para a família Beltrame, de Ponta Grossa. Dois irmãos alcançaram as primeiras colocações nos últimos processos seletivos da instituição e ingressarão em um dos cursos mais concorridos entre as universidades do Paraná. 

Os irmãos que proporcionaram alegria à família Beltrame são Danilo, 18 anos, e Mayara, 19. Ambos estudaram desde 2013 no Colégio Pontagrossense Sepam e eram vistos pelos professores como exemplos de alunos. 

Yuri Sócrates, professor e coordenador do Sepam Vestibulares, é um dos que conviveu com os irmãos e pôde notar a dedicação dos dois. 

“Ambos eram participativos nas aulas. Anotavam o que era dito em sala, copiavam o que os professores passavam e tiravam dúvidas sempre que necessário. Um dos nossos docentes elogiava a desenvoltura da Mayara em produção textual, ressaltando sua articulação de ideias a capacidade de emitir opiniões com clareza. Isso demonstra maturidade nos estudos e também como pessoa. Danilo destaca-se em Ciências Exatas. Ele participou de olimpíadas estudantis obtendo ótimos resultados, como quando ficou em primeiro lugar geral na Olímpiada Paranaense de Matemática”, afirma Yuri. 

Com mãe professora e pai engenheiro civil, Danilo e Mayara têm uma trajetória de conquistas na vida escolar. E foi a partir do Ensino Médio, por meio do contato com as disciplinas de Química, Física e Biologia, que os dois começaram a pensar em fazer Medicina. “Eu lembro que o meu interesse surgiu quando um professor levou em uma aula sobre anatomia, peças de corpo. Eu fiquei deslumbrada em ver os órgãos e em descobrir mais sobre o funcionamento do nosso organismo. Desde então comecei a pensar em prestar vestibular para Medicina”, conta a garota. 

Com o desejo de passar em Medicina na UEPG, Mayara participou do terceirão/extensivo e também do semiextensivo promovido pelo Sepam Vestibulares. E foi neste ano, junto com o irmão Danilo, que é mais novo e obteve aprovação pelo Processo Seletivo Seriado (PSS), que veio a vitória dupla, em família. 

“A minha aprovação saiu primeiro que a da Mayara. Eu fiquei feliz por mim, mas não consegui comemorar completamente aguardando que ela também fosse chamada. Dias depois saiu a confirmação da aprovação da minha irmã e foi uma alegria imensa para nossa família ter os dois aprovados em Medicina”, relata Danilo. 

Trajetória de conquistas e dedicação 

Para o diretor do Colégio Sepam, Osni Mongruel Junior, Danilo e Mayara são exemplos de alunos que mantiveram o foco mesmo com as mudanças causadas pela pandemia do Coronavírus. “Os dois seguiram firmes no propósito que tinham estabelecido. Aproveitaram totalmente o apoio e o preparo ofertado pela equipe Sepam com as aulas e assistências. Participaram dos plantões de dúvidas e interagiam com os professores ao máximo. Para o Sepam é uma satisfação participar da formação de bons alunos e contribuir para a conquista das famílias, em especial essa dupla da família Beltrame” sustenta o diretor. 

Segundo os irmãos, a formação adquirida no Colégio Sepam ao longo dos anos foi essencial para manter uma rotina de estudos equilibrada e de qualidade.  

“O Sepam incentiva bastante os estudos e também que os alunos desenvolvam outros potenciais, por meio das atividades extraclasse. Os professores são excelentes a metodologia de atividades diárias, de fazer cerca de 20 exercícios por dia desde quando éramos mais novos, nos ajudou a manter um ritmo nos estudos, não só no terceirão, mas, durante toda a trajetória. O Colégio preza muito pela qualidade do ensino e nos motivava sempre a resolver as questões de provas mais antigas da UEPG, o que me ajudou bastante”, lembra Mayara. 

Para Danilo, outro ponto importante durante a fase de preparação para o vestibular foi o cuidado com a saúde mental. “Nós já estudávamos o dia todo. Então, tentávamos descansar no período da noite, assistir séries ou filmes. Passar em um vestibular exige muito de nós e entendíamos que se não estivéssemos com a saúde mental em dia, a qualquer momento poderíamos ‘surtar’ e atrapalhar o processo de aprendizagem. Eu focava muito em aprender o que mais tinha dificuldade, mas prezava bastante pelo meu momento de descanso também”, completa o jovem. 

Sobre o futuro? Mayara e Danilo não estão tão ansiosos. Com a entrada na universidade, ambos dizem querer aproveitar as oportunidades e descobrir suas vocações ao longo dos anos da graduação. Para eles, o importante agora é poder comemorar a tão sonhada vaga na universidade pública, na própria cidade em que nasceram. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE