PUBLICIDADE

PG tem dia decisivo para implantação da nova ESA

Alto-Comando do Exército vem para conhecer toda a estrutura que a cidade tem a oferecer para a nova Escola de Sargentos.

Ponta Grossa concorre com duas cidades pela nova ESA.
Ponta Grossa concorre com duas cidades pela nova ESA. -

Alto-Comando do Exército vem para conhecer toda a estrutura que a cidade tem a oferecer para a nova Escola de Sargentos

Após muita organização e preparo, a cidade de Ponta Grossa receberá, nesta sexta-feira (9), o Alto-Comando do Exército Brasileiro para vistoriar as áreas que receberão a possível nova Escola de Sargentos das Armas (ESA), além de conhecer a cidade ponta-grossense. Com a presença de diversos generais e várias lideranças políticas, a Comitiva conhecerá toda a estrutura que o Município - um dos que mais cresce no estado do Paraná - tem a oferecer. A cidade ponta-grossense concorre com Recife (PE) e Santa Maria (RS) pelo investimento de mais de R$ 1 bilhão.

A força-tarefa que tenta viabilizar a vinda da Escola para Ponta Grossa contou com a mobilização da Prefeitura Municipal (PMPG), Governo Estadual do Paraná, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Exército ponta-grossense. Em uma área de 4,5 mil hectares no distrito de Itaiacoca, a ESA reunirá um contingente de aproximadamente 10 mil pessoas no local, entre alunos, instrutores, familiares e todo o pessoal necessário para fazer a ‘Escola’ funcionar. Além disso, um segundo espaço, de 18 km², em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, complementa a estrutura – o local será disponibilizado para a realização do que o Exército chama de instruções especiais (prática de atividades de campo).

“É uma cidade com bom porte, infraestrutura adequada e que tem atraído muitos investidores. Estamos otimistas com essa disputa”, ressalta o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Ele também lembra que Ponta Grossa é a quarta em número de habitantes no Paraná, com uma população de 355 mil pessoas. Além disso, é a cidade de maior porte mais próxima da capital paranaense, e fica cerca de 130 km do Aeroporto Internacional Afonso Pena (além de contar com aeroporto próprio, que deve se tornar internacional em breve) e 200 km do Porto de Paranaguá.

Para a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD), um dos diferenciais da cidade é sua condição fiscal, com nota A de capacidade de pagamento. “A instalação da ESA seria uma grande conquista para o município, pensamos principalmente no futuro da nossa cidade, que será reconhecida por contar com uma escola do Exército desse porte, que vem para ficar por muitos anos”, reforça.

Quem também destaca a vinda da ‘Escola’ é o general Sergio Manoel Martins, comandante da 5ª Brigada da Cavalaria Blindada. “A ESA é muito bem-vinda. Alicerça o Exército em nossa cidade e, sobretudo, traz possibilidades de intercâmbio entre a Brigada e o que será a futura ‘Escola’”, explica o general. Por fim, quem também destaca sobre a possibilidade de a ESA vir para Ponta Grossa é o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido). O líder do Executivo pretende visitar o Município em setembro e já afirmou que quer acompanhar as tratativas para a instalação da possível nova sede do Exército Brasileiro.

Generais marcarão presença

Além do Comandante do Exército, General Paulo Sérgio Nogueira, participarão o Chefe do Estado Maior do Exército, Comando de Operações Terrestres, Departamento de Engenharia e Construção, Departamento de Educação e Cultura, Comando Militar do Sul, Comandante da 5ª Divisão de Exército, Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e Chefe do Departamento de Patrimônio e Meio Ambiente. Também, o governador do Paraná, a prefeita de Ponta Grossa, o secretário de Segurança Pública do Estado, o secretário de Infraestrutura e Planejamento do Paraná e o presidente da Embrapa. Além deles, outras lideranças estarão presentes.

Assuntos semelhantes:

Exército de PG finaliza estrutura para receber Alto-Comando.

Ratinho acompanha visita do Exército nesta sexta em PG.

Exército confirma integrantes para visitar PG.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE