PUBLICIDADE

Horta da Escola 'João Maria' doa produção saudável

A Escola Municipal João Maria Cruz manteve a horta comunitária sustentável mesmo durante a pandemia e faz doação da colheita aos pais de alunos
A Escola Municipal João Maria Cruz manteve a horta comunitária sustentável mesmo durante a pandemia e faz doação da colheita aos pais de alunos -

A Escola Municipal João Maria Cruz manteve a horta comunitária sustentável mesmo durante a pandemia e faz doação da colheita aos pais de alunos

A horta comunitária e sustentável da Escola Municipal João Maria Cruz, criada em 2018, continuou em atividade mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia de covid-19. Os alimentos colhidos são destinados à merenda escolar e também servem de ajuda para as famílias dos estudantes que passam por dificuldades.

Atualmente cerca de 30 famílias se beneficiam dos alimentos produzidos pela horta e todo o trabalho de cultivo é realizado por um grupo de dez pessoas, que cuidam do plantio de maneira escalonada, com horários marcados e todos os cuidados de segurança.

Segundo a diretora Eliana Gualberto Carvalho, a horta continua em atividade desde quando foi criada e o Selo Sesi foi um poderoso fertilizante. “Isso incentiva os alunos a praticar essas ações em casa também, reciclando embalagens e reutilizando os restos de alimentos para fazer compostagem, por exemplo”, afirma Eliana.

A horta integra o grupo de projetos de sustentabilidade da escola, chamado ‘Sou João, sou Maria, cuido do Mundo e da Família’ e incluem vermicomposteira, captação de água da chuva, coleta de óleo usado de cozinha, lacres de alumínio e outros. Em 2019 o programa foi reconhecido pelo Selo Social Sesi, iniciativa que reconhece boas práticas de organização de desenvolvimento sustentável. Desde então, a escola manteve a horta mesmo com as várias dificuldades da pandemia, sempre incentivando os alunos a cuidar do planeta e ajudando as famílias que precisam dos alimentos colhidos.

Hoje cultivada junto ao convento da Igreja Bom Jesus, em Uvaranas, a horta começou no terreno da própria escola. A expansão ocorreu após uma parceria firmada com o convento, que cedeu uma parte de seu terreno, apoiando a escola no incentivo à boa alimentação e à preservação do planeta. Todo o adubo é orgânico e a produção é entregue à comunidade.

Participação da comunidade

A professora Ederli Bonfim Brandt Zadra é coordenadora do projeto da horta e comenta que a inspiração para expandir o projeto veio da necessidade de um espaço maior para poder atender a comunidade. "Por que não fugir dos muros da escola para expandir esse projeto para a comunidade? Com esse objetivo conseguimos um espaço maior para agregar a horta à comunidade", conclui.

Vanessa Olinger, mãe de Yasmin, do 3º ano, acredita que a horta é uma experiência muito rica para as crianças. "Além de ajudar a escola, o projeto também ajuda a comunidade em geral. Minha filha adora vir cuidar da horta, na hora de comer ela diz que o gosto das hortaliças é muito diferente porque é plantado de maneira orgânica", comenta Vanessa.

Segundo o frei Marco Antônio Moreira, a congregação está aberta para todo e qualquer projeto que busque favorecer a educação. “Nós, freis, sempre tivemos esse carinho e cuidado com aqueles que estão aprendendo e buscando ajudar com o serviço social, então tudo que favorece a educação nós sempre estamos muito abertos a ajudar”, afirma.

Fonte: Assessoria

A Escola Municipal João Maria Cruz manteve a horta comunitária sustentável mesmo durante a pandemia e faz doação da colheita aos pais de alunos
A Escola Municipal João Maria Cruz manteve a horta comunitária sustentável mesmo durante a pandemia e faz doação da colheita aos pais de alunos Horta da Escola 'João Maria' doa produção saudável Horta da Escola 'João Maria' doa produção saudável
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE