Professora da UEPG orienta sobre tratamento domiciliar

A professora Elisangela Montes explica algumas medidas iniciais que podem ser tomadas para diminuir o risco de contágio no ambiente doméstico

A especialista em Microbiologia e Imunologia, Elisangela Gueiber Montes, atua como representante da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na campanha da Fundação Araucária #TodosPelaVacina. A campanha estadual tem como objetivo conscientizar a população sobre a vacina e o processo de imunização, assim como alertar sobre os cuidados que precisam ser tomados para não contrair o vírus.

Um dos focos da campanha é esclarecer dúvidas recorrentes entre a população e abordar o tratamento domiciliar de pacientes diagnosticados com o novo Coronavírus. A professora Elisangela Montes explica algumas medidas iniciais que podem ser tomadas para diminuir o risco de contágio no ambiente doméstico.

“O primeiro passo é isolar o(a) contaminado(a) em um cômodo da casa, deixando a porta sempre trancada e as janelas abertas. Se possível, dentro das condições do paciente, que ele mesmo faça a limpeza diária do local que ele está isolado e coloque suas roupas sociais e de cama num saco plástico, para que os demais, protegidos com luva, façam a lavagem com solução de água sanitária. É primordial que todos os residentes da casa utilizem a máscara constantemente”, aponta.

Sobre a lavagem de roupas, Montes reforça que o manipulador das roupas use luvas durante a lavagem, use bastante água e sabão, e deixe as roupas de molho em um varal bastante ventilado ou secadora com temperatura mais elevada.

A especialista também alerta as famílias para o uso de ambientes compartilhados como banheiro e cozinha. “Em relação ao banheiro, a cada uso, que o indivíduo contaminado faça a limpeza de todas as superfícies com solução de água sanitária (pias, torneiras, vaso sanitário, maçaneta, interruptores, torneiras de chuveiro, chão etc) e que objetos como toalha, escova e sabonete não sejam compartilhados. Indivíduos que precisam cozinhar também devem ter o mesmo cuidado com as superfícies após a utilização do local, e que preferencialmente, ele fique sozinho no ambiente durante a preparação do alimento e a alimentação”.

Mesmo com todas estas medidas, se algum familiar apresentar sintomas da Covid-19, é recomendado que procure ajuda médica o mais rápido possível numa unidade básica de saúde ou num pronto atendimento da sua cidade.

Montes é doutora em Ciências Farmacêuticas, mestre em Ciências Biológicas, especialista em Microbiologia e Imunologia e graduada em Farmácia-bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É professora na instituição desde 2010, onde leciona, entre outras, as disciplinas de Imunologia, Imunologia Clínica e Microbiologia Clínica.


#TodosPelaVacina

Essa reportagem faz parte de uma campanha de conscientização sobre a vacinação contra a Covid-19, idealizada pela Fundação Araucária. O texto é resultado de um dos vídeos produzidos pela Coordenadoria de Comunicação (CCom) da UEPG. A série de vídeos tem como objetivo responder dúvidas comuns sobre a vacina e sobre a propagação do coronavírus. Os vídeos anteriores estão disponíveis no canal do Youtube da Universidade.

A UEPG integra a campanha junto com a Superintendência de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, a Universidade Estadual de Maringá, a Universidade Estadual de Londrina, a Universidade Estadual do Centro-Oeste, a Universidade Estadual do Norte do Paraná, a Universidade Estadual do Paraná, a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Universidade Federal da Fronteira Sul, a Universidade da Integração Latino-Americana, o Instituto Federal do Paraná, a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Nota Paraná já distribuiu mais de R$ 246 milhões em prêmios

Nota Paraná já distribuiu mais de R$ 246 milhões em prêmios...

Sikêra Junior põe a polícia atrás de estudantes de PG

Sikêra Junior põe a polícia atrás de estudantes de PG...

PG vacina em adolescentes com comorbidades nesta quinta

PG vacina em adolescentes com comorbidades nesta quinta...

Total Linhas Aéreas inclui PG nas operações de voos

Total Linhas Aéreas inclui PG nas operações de voos...

CCR realiza mais uma edição do ‘Estrada para a Saúde’

CCR realiza mais uma edição do ‘Estrada para a Saúde’...

Confira as vagas de emprego desta quarta-feira (29/09)

Confira as vagas de emprego desta quarta-feira (29/09)...

Escorpiões tomam conta de casa e tiram o sossego de família

Escorpiões tomam conta de casa e tiram o sossego de família...

Vestibular da UEPG trouxe oportunidades de inclusão

Vestibular da UEPG trouxe oportunidades de inclusão...

Caritas oferece formações para capacitar migrantes

Caritas oferece formações para capacitar migrantes...

Câmara vota PL que cria dia de combate ao feminicídio em PG

Câmara vota PL que cria dia de combate ao feminicídio em PG...

Assaltantes armados roubam churrascaria em Uvaranas

Assaltantes armados roubam churrascaria em Uvaranas...

Alta nos preços pressiona os pequenos negócios em PG

Alta nos preços pressiona os pequenos negócios em PG...

Igreja de PG é palco de confusão e briga; Veja vídeo

Igreja de PG é palco de confusão e briga; Veja vídeo...

PG realiza 1º teste de veículo com inteligência artificial

PG realiza 1º teste de veículo com inteligência artificial...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS