PUBLICIDADE

Projetos buscam incentivar o plantio de árvores locais em PG

Segundo o parlamentar, a preocupação com a arborização urbana está diretamente ligada a saúde e qualidade de vida.

Erick Camargo (PSDB), vereador da cidade de Ponta Grossa.
Erick Camargo (PSDB), vereador da cidade de Ponta Grossa. -

Segundo o parlamentar, a preocupação com a arborização urbana está diretamente ligada a saúde e qualidade de vida

O vereador da cidade de Ponta Grossa (PR) Erick Camargo (PSDB), conhecido como “Dr. Erick”, está propondo dois Projetos de Lei que falam sore o plantio de árvores no município ponta-grossense. O PL 24/2021 e o PL 25/2021 foram apresentados na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) em 12 de março e devem receber um parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) até 6 de abril.

De acordo com o texto inicial do primeiro Projeto de Lei (PL), a ideia do parlamentar é promover uma alteração na Lei nº 12.749, de 15/03/2017, que fala sobre a “obrigatoriedade do plantio de árvores nos passeios para a expedição de certificado de conclusão de obra”. Segundo o 1º Secretário da Casa Legislativa, a mudança visa propor que as árvores plantadas “sejam espécies locais como ipês, por exemplo. Uma ‘palmeira de Dubai’, muito utilizada, pode custar até R$ 5 mil, enquanto uma muda de ipê é gratuita e pode ser feita no viveiro municipal”, explica Camargo.

Espécies nativas da região

Outro PL apresentado pelo vereador também promove alterações, dessa vez na Lei nº 11.233, de 27/12/2012, que comenta sobre a Política Ambiental Municipal de Ponta Grossa. De acordo com o parlamentar, a ideia seria diminuir custos com a plantação de árvores que não são da região, além de contribuir com o ecossistema da cidade. “O Projeto de Lei 25/2021 é basicamente a proibição do plantio de árvores ou plantas que não fazem parte da natureza da nossa região nas obras públicas do município. Atualmente, quando a prefeitura faz alguma construção como um parque, por exemplo, as plantas que são utilizadas, geralmente, são aquelas palmeiras ornamentais, que custam muito dinheiro e que não são naturais daqui”, alega o representante.

Erick também afirma que a aprovação das alterações diminuirá os custos da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG). “Essa Lei vem como uma maneira de economizar recursos, pois espécies nativas são cultivadas gratuitamente nos viveiros públicos, além de também valorizar nossa flora regional”, finaliza o vereador do Partido da Social Democracia Brasileira.

Ambos os Projetos de Lei podem ser consultados no site da Câmara Municipal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE