PUBLICIDADE

Paciente recebe alta após um ano de internamento na UTI

Após o longo internamento internamento, ele já conhece cada cantinho do leito 17 da UTI do HU-UEPG

Paciente recebe alta após um ano de internamento na UTI
Paciente recebe alta após um ano de internamento na UTI -

Após o longo internamento internamento, ele já conhece cada cantinho do leito 17 da UTI do HU-UEPG

As lágrimas de alegria nos olhos do Seu Noé são contagiantes. “Chegou a hora de ir para casa. Finalmente”, suspirou, feliz. Noé Custódio do Amaral recebeu alta nesta terça-feira (24), após 369 dias internado no Hospital Universitário da UEPG. O paciente tem um distúrbio neurológico raro, que causa inflamação nos nervos do corpo, e passou um ano internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Após o longo internamento internamento, ele já conhece cada cantinho do leito 17 da UTI do HU-UEPG. A televisão está quase sempre ligada, para garantir uma bem-vinda distração. “Ele está sempre super bem-informado, sabe mais das notícias do que eu”, ri a filha, Chaiane. Com carinho, ela segura a mão do pai nos dias que antecedem a tão aguardada alta, que agora é possível com a chegada do ventilador, aparelho que permitirá que os cuidados de Noé passem a ser em casa, com a família, em Imbituva.

O equipamento de ventilação pulmonar e oxigenoterapia domiciliar foi adquirido pela 4ª Regional de Saúde. “Foi um trabalho árduo que mobilizou o Serviço Social do HU por meses, mas enfim conseguimos o ventilador para que ele pudesse ir para casa. Também conseguimos com o município de Imbituva todos os aparatos para manter os cuidados domiciliares”, conta a assistente social do HU Nicolly Gasparello.

Antes da alta, foi necessário treinar Chaiane para operar a ventilação mecânica. “A gente precisa acompanhar tanto a adaptação dele quanto ir vendo como é, como funciona. Não é difícil, estou aprendendo a lidar”, contou Chaiane, nos primeiros dias após a chegada do equipamento. “Tem que prestar atenção, porque esse é diferente”, cobra o pai, bem-humorado. Além do ventilador, os cuidados domiciliares incluem adaptações como cama hospitalar, fraldas, aspirador traqueal e dieta especial.

Carinho da equipe

“Seu Noé é um paciente que deixou de ser paciente. Hoje ele é um amigo, é uma pessoa com quem me preocupo quando tô em casa”, enfatiza a técnica de enfermagem Karine Mariano. O sentimento da equipe da UTI com a alta é unânime: um misto de alegria e da certeza de que sentirão saudade. “Espero que ele seja muito feliz nessa nova jornada da vida dele, que tenha muito carinho da família, se sinta acolhido. Só agradeço todo o tempo que pude passar com ele e cuidar dele, que foi um grande aprendizado”, deseja Karine.

“Meu sentimento hoje é de dever cumprido. Estou muito feliz por ele ir de alta hoje e estar bem. Espero que consiga superar os desafios que vai ter pela frente agora e só desejo boas energias”, garantiu a técnica de enfermagem Jaqueline Slotuk. O carinho e a amizade vindos de tanto tempo de convívio ficam claros sempre que alguém fala sobre o paciente, que conquistou todas as equipes que passaram por seu leito nesses 369 dias. “Ele ficou tanto tempo longe da família, da esposa, dos netos. Vai poder curtir agora a família, mas vamos sentir saudade”, afirma Júlia Charneski de Lima, fisioterapeuta residente. “A gente também fica muito feliz por ter feito todo o cuidado com ele, além de ajudar a filha a aprender como cuidar em casa”, complementa Ana Flávia Filus, técnica de enfermagem.

“Tem muito zelo, muito carinho. Fui muito bem tratado aqui”, elogia o paciente. E o carinho pela equipe é recíproco: no aniversário de 64 anos, em 25 de setembro, ele ganhou uma festa de aniversário. Teve direito a bolo, balões, parabéns e até serenata.

“A gente fez um bolo que ele podia comer, adaptado à dietoterapia dele, com consistência mais molinha, adequado às possibilidades da dieta naquele momento”, conta o nutricionista Wagner Kloster, que coordena o Serviço de Nutrição Clínica, Nutrição e Dietética e Lactário do HU. A festinha contou ainda com salgados adaptados às características da alimentação do Seu Noé.

Ficou a encargo da equipe de enfermagem a decoração, que teve até balão personalizado. “Pedi para o serviço social liberar a visita da filha, e a equipe do turno da noite também fez uma serenata pra ele”, conta a coordenadora da UTI Adulto, Fernanda Ribas.

Seu Noé tem uma doença autoimune: a polirradiculoneuropatia inflamatória desmielinizante. A paralisia começou pelas pernas, depois passou à dificuldade de respirar, que levou ao internamento prolongado. “É uma luta diária. Ele passa muita fé para a gente, muita força”, enfatiza a filha. Durante o longo período em que ficou hospitalizado, Noé conta que precisou ter fé e paciência, principalmente para lidar com a saudade da família, no período em que as visitas ficaram suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus.

No dia da alta, o Serviço Social do HU organizou uma despedida mais que especial. As palmas das equipes do hospital na saída da UTI e logo antes de entrar na ambulância que o levaria para casa foram uma homenagem à força e ao carinho do Seu Noé.

Paciente recebe alta após um ano de internamento na UTI
Paciente recebe alta após um ano de internamento na UTI Paciente recebe alta após um ano de internamento na UTI Paciente recebe alta após um ano de internamento na UTI Paciente recebe alta após um ano de internamento na UTI
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE