PUBLICIDADE

Briga por comissões pauta primeira sessão ordinária

Comissões permanentes serão compostas na primeira sessão, nesta segunda-feira (17)
Comissões permanentes serão compostas na primeira sessão, nesta segunda-feira (17) -

Além das permanentes, primeira sessão também terá a formação da Comissão Especial de Análise do Plano Diretor

A Câmara Municipal de Ponta Grossa abre nesta segunda-feira (17) os trabalhos no plenário – será a primeira sessão ordinária, mas uma extraordinária foi convocada em janeiro. Embora a expectativa por projetos importantes seja grande, o debate neste primeiro dia deve estar focado em outro aspecto: a formação das comissões permanentes que irão analisar os projetos em trâmite neste ano.

A sessão começa às 14h e, logo após a apresentação da ordem do dia, deve haver uma paralisação por tempo indeterminado para que os parlamentares formem as sete comissões permanentes – o assunto já domina os bastidores da Casa de Leis porque, na prática, são os presidentes de comissões fixas que, ao lado do presidente do Legislativo, ajudam a compor a pauta dos projetos discutidos em plenário. Antes de serem levados ao plenário, os projetos têm que ter parecer das comissões.

Além dos grupos tradicionais, este ano haverá um grupo extra que também promete gerar debates e disputas internas: a Comissão Especial de Análise do Plano Diretor. “Vai ser uma discussão ampla, é um projeto de grande expectativa para a população ponta-grossense porque é através dele que termos as novas diretrizes de crescimento da cidade em vários setores”, esclarece o presidente da Câmara, Daniel Milla (PV). Como se trata de uma discussão importante, espera-se que a ‘briga’ pela presidência dessa comissão também tome boa parte do tempo de debates no primeiro dia.

“Estamos com a pauta do início do ano mais tranquila porque temos as eleições das comissões e isso já vai tomar uma discussão maior e um tempo a mais da sessão”, explica Milla. A principal briga deve ficar em torno da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CJLR), a mais prestigiada dentro da Casa. O principal nome é do líder da base do governo em 2019, Rudolf Polaco (CIDADANIA), mas o vereador Vinícius Camargo (PMB) também já colocou seu nome à disposição para presidir a CJLR.

A Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização (CFOF) também deve gerar disputas na votação – ela é responsável por apurar questões envolvendo gastos públicos e, especialmente, trabalhar o orçamento do município. Primeiro, são indicados os líderes partidários e, se não houver consenso, há votação direta. Os membros de cada comissão escolhem o presidente e os demais cargos.

Ano eleitoral deve ‘aquecer’ Legislativo

Se desde meados de 2019 os bastidores da Câmara já estavam agitados com o início das movimentações eleitorais, a expectativa é de que os debates fiquem cada vez mais intensos com a proximidade das eleições. “Vai ser um ano de muito debate, não só pelos parlamentares, mas também pela população e com os pré-candidatos que vão participar do debate junto com a Câmara Municipal”, avalia Milla. Apesar do clima de tensão que deve escalonar nos próximos meses, a expectativa do presidente da Casa de Leis é boa. “É salutar essa discussão por parte de todos, da própria população e dos pré-candidatos que devem sim debater em conjunto todos esses questionamentos levantados no município”, avalia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE