PUBLICIDADE

Ponta Grossa é estratégica para as ações do Exército

Escolha da cidade para a construção dos quartéis, como são comumente conhecidos, não foi por acaso

A escolha do município para a construção dos quartéis, como são comumente conhecidos pelas pessoas, não foi por acaso. Localização estratégica. Todos os caminhos trazem para a Princesa dos Campos Gerais, pelo norte, oeste, litoral ou sul
A escolha do município para a construção dos quartéis, como são comumente conhecidos pelas pessoas, não foi por acaso. Localização estratégica. Todos os caminhos trazem para a Princesa dos Campos Gerais, pelo norte, oeste, litoral ou sul -

Escolha da cidade para a construção dos quartéis, como são comumente conhecidos, não foi por acaso

Em um dos pontos mais altos da cidade de Ponta Grossa, próximo a uma de suas entradas principais, pela BR-376, é possível visualizar acomodado sobre as pedras um imponente Blindado M-41, o principal carro de combate do Exército Brasileiro entre as décadas de 60 e 90. O blindado em destaque evidencia uma relação que começou a ser construída em 21 de junho de 1923, quando pelo Decreto presidencial nº 10.070, foi criado o 13º Regimento de Infantaria – hoje, nosso 13º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), subordinado à 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld).

A escolha do município para a construção dos quartéis, como são comumente conhecidos pelas pessoas, não foi por acaso. Localização estratégica. Todos os caminhos trazem para a Princesa dos Campos Gerais, pelo norte, oeste, litoral ou sul. Nesse entroncamento rodoferroviário em 1938, foi instalado na praça Marechal Floriano Peixoto o Comando da 5ª Infantaria Divisionária, que antes ficava na Capital, e 81 anos depois, é uma das mais importantes brigadas do país, sendo a única da sua categoria, a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada.

Atualmente, a 5ª Bda C Bld possui sob sua subordinação 12 Organizações Militares, e além de Ponta Grossa, está articulada nos municípios paranaenses de Curitiba, Castro e Rio Negro, e também na cidade de Porto União (SC). Em Ponta Grossa, estão sediados o Comando da 5ª Bda C Bld, no mesmo prédio onde tudo começou, no Centro; o 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13º BIB), no bairro Uvaranas; o 3º Regimento de Carros de Combate (3º RCC), no Contorno; o Esquadrão de Comando (Esqd C), na região de Oficinas; e o 25º Pelotão de Polícia do Exército (25º Pel PE), em Uvaranas.

As tropas blindadas, reduto dos “Boinas Pretas”, possuem grande poder de fogo e choque, e privilegiada prioridade dentro da Força Terrestre para receber recursos e pessoal. São mais de 100 veículos blindados, e quase 6 mil militares na brigada, dos quais aproximadamente 1600, entre homens e mulheres, estão em Ponta Grossa. Somam-se a cada ano, aos quartéis locais, cerca de 500 jovens, admitidos por meio do Serviço Militar Obrigatório.

Para o atual comandante da 5ª Bda C Bld, General de Brigada Márcio de Souza Nunes Ribeiro, que há 35 anos serve ao Exército, os jovens ponta-grossensses, que ingressam à Força, são distintos. “Eu me considero um abençoado por ter sido transferido para cá. A gente chega aqui e se espanta com a qualidade do recurso humano. O soldado é bem formado, e isso é resultado da educação que os jovens recebem”, conta.

Com extenso calendário de instrução militar para cumprir, a instituição também cumpre com sua missão de estender a “mão amiga” a quem precisa. Neste ano, a 5ª Bda C Bld auxiliou em ações como o combate ao mosquito da dengue, febre amarela e chikungunya, realizada em abril, e participou com mão de obra específica na recuperação estética da Maria Fumaça, entregue à população nessa sexta (13). Ações cívico sociais também têm sido realizadas, como o Programa Banda nas Escolas, onde a Banda de Música do 13º BIB vai a escolas do ensino fundamental, e além de levar a música, divide curiosidades sobre instrumentos musicais, ministram palestras sobre símbolos e realizam orientação de práticas bucais. Cabe citar também o apoio a atividades como a Campanha do Agasalho, Natal solidário e corridas de rua.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE