Vacinação contra a Covid-19 inicia nesta terça-feira em PG

Documento traz detalhes do Plano de Vacinação de Ponta Grossa no combate à Covid-19

A Fundação Municipal de Saúde (FSM) de Ponta Grossa divulgou o Plano Municipal para vacinação contra à Covid-19. O documento traça as principais estratégias de vacinação da cidade. O documento (clique aqui para acessar) traça as principais diretrizes para a vacinação da população - a expectativa é que a imunização dos profissionais de saúde comece já na próxima quarta-feira (20). 

Considerando apenas o município de Ponta Grossa, são 2.805 profissionais da saúde que devem receber a vacina. Conforme o Plano de Ação para Vacinação contra a Covid-19, a expectativa é que Ponta Grossa receba 3 mil doses até o dia 20 de janeiro. “A estratégia de vacinação adotada pelo Município de Ponta Grossa, alinhada com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná seguirá as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), com prioridade para grupos pré-definidos”, destaca o documento.

O Plano não informa como serão aplicadas as vacinas a esses grupos, mas se forem seguidas as medidas adotadas por outras cidades paranaenses, os profissionais da saúde serão imunizados em seus locais de trabalho, enquanto os idosos devem ser vacinados nas próprias instituições.

Ainda conforme o documento elaborado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), a segunda fase da campanha de vacinação envolverá idosos de 60 e 74 anos de idade, enquanto a terceira etapa vai englobar pacientes com doenças que são consideradas fatores de risco: diabetes, hipertensão grave, doenças pulmonares, doenças renais e cardiovasculares, pessoas que passaram por transplantes de órgãos, anêmicos, pacientes com câncer e obesos mórbidos.

Para as próximas etapas, o município vai usar espaços alternativos às salas de vacinação assim como aconteceu na campanha de vacinação contra a gripe no ano passado. Uma das medidas será o uso do sistema drive-trhu na Feira do Produtor. “O fluxo de veículos será organizado pela Autarquia Municipal de Trânsito enquanto equipes de vacinadores e pessoal de apoio atenderão o maior número possível de pessoas na coleta de dados (preenchimento da Ficha de Registro do Vacinado) e administração da Vacina”, destaca o Plano.

A FMS também informou a criação do Espaço Saúde no Parque Ambiental para que haja “vacinação às pessoas que cheguem ao local sem veículo, facilitando o acesso dos usuário do transporte público”. Há expectativa também de aplicação em cinco escolas municipais para contemplar a população que mora afastada do centro, facilitando principalmente o deslocamento dos idosos. Também há previsão de vacinação em cinco unidades de saúde: Lubomir Urban – 31 de Março; Jose Bueno – Jacarandá, US Carlos Ribeiro de Macedo – Parque do Café; US Egon Roskamp – Santa Paula e US Ambrósio Bricailo – Chapada

“Com o aumento do número de pessoas vacinadas, retorno de servidores afastados e contexto epidemiológico será possível disponibilizar o imunobiológico em todas as salas de vacinação da Fundação Municipal de Saúde”, destaca o documento emitido pelo governo municipal.


Campanha começa na 31 de Março

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) recebe as doses de vacina contra a covid-19 nesta terça-feira (18). O carregamento será entregue na 3ª Regional de Saúde. Ainda não se sabe qual o quantitativo entregue para Ponta Grossa e para as outras 11 cidades atendidas pela regional.

O recebimento acontece às 10h desta terça-feira (18) e contará com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), o prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Júnior (Patriotas) e o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Daniel Manjabosco, além do chefe da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier. 

Após o recebimento, as autoridades vão se dirigir até a UBS Lubomir Urban, na 31 de Março, onde haverá a primeira vacinação, em caráter simbólico. As demais serão feitas nos locais de trabalho, por uma equipe volante, visto que o público-alvo da primeira fase são os profissionais da linha de frente ao combate ao coronavírus.

Boletim confirma 13 novos casos de covid-19 em Palmeira

Boletim confirma 13 novos casos de covid-19 em Palmeira...

Operação prende suspeitos após série de roubos em Carambeí

Operação prende suspeitos após série de roubos em Carambeí...

PM prende mulher com 141 gramas de crack em Uvaranas

PM prende mulher com 141 gramas de crack em Uvaranas...

PR receberá novos lotes de vacinas com 167,3 mil doses

PR receberá novos lotes de vacinas com 167,3 mil doses...

Jovem é levado ao hospital após cair de escada em PG

Jovem é levado ao hospital após cair de escada em PG...

Comércio de PG foi o único que cresceu no Paraná em 2020

Comércio de PG foi o único que cresceu no Paraná em 2020...

Receita espera receber 220 mil declarações de IR na região

Receita espera receber 220 mil declarações de IR na região...

Um ano de pandemia

Um ano de pandemia...

Crescimento do comércio regional surpreende

Crescimento do comércio regional surpreende...

Reserva deve ampliar ações contra a Covid

Reserva deve ampliar ações contra a Covid...

Tibagi participa de discussões para fortalecer o turismo

Tibagi participa de discussões para fortalecer o turismo...

AMCG envia ofício ao Estado para socorrer municípios

AMCG envia ofício ao Estado para socorrer municípios...

Capa da edição desta quinta-feira (25/02/2020) do JM

Capa da edição desta quinta-feira (25/02/2020) do JM...

Sanepar faz interligação de novas redes no sábado em PG

Sanepar faz interligação de novas redes no sábado em PG...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS