PUBLICIDADE

Prefeitos eleitos na região têm cerimônia de posse nesta sexta

Representatividade feminina foi um dos destaque nas eleições deste ano. Cinco municípios serão comandados por mulheres

Gestores destacam expectativas para o mandato
Gestores destacam expectativas para o mandato -

Representatividade feminina foi um dos destaque nas eleições deste ano. Cinco municípios serão comandados por mulheres

A cerimônia de posse dos prefeitos eleitos na região dos Campos Gerais ocorre nesta sexta-feira (1º). As eleições de 2020 foram marcadas pela renovação e pelo crescimento da representatividade feminina. Das 11 mulheres que disputaram as eleições para prefeito na região, cinco foram eleitas. Além disso, o último pleito proporcionou o surgimento de novos nomes e a consolidação de mandatos anteriores.

Em Jaguariaíva, Alcione Lemos (DEM) somou 45,5% dos votos válidos para assumir a prefeitura. Além do cargo de vice-prefeita nos últimos oito anos do governo Sloboda, Alcione também já atuou como secretária de educação da cidade. O vice de Alcione é Adilson Passos Felix (DEM).

Outra prefeita que assume neste dia 1º de janeiro é Elisangela Pedroso (PSB), eleita em Carambeí com 45,7% dos votos. A gestora já afirmou o interesse de fazer um governo de transição. “Vamos procurar dar continuidade naquilo que é bom e implantar novas coisas, buscar recursos e emendas”, ressaltou.

Em Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck (PSD) foi eleita com 54,38% dos votos em uma disputa franca contra apenas um candidato. A votação mais expressiva foi em Imbaú: Dayane Sovinski (Republicanos), única representante feminina, venceu outros três homens nesta eleição. Além das gestoras já destacadas, Elizabeth Schimidt (PSD), prefeita de Ponta Grossa, fecha o quadro das mulheres eleitas na região.

Arthur Ricardo Nolte (PSC), o Butina, e Jorge Cardoso (PTB) foram eleitos prefeito e vice, respectivamente, de Tibagi. Em entrevista, Butina destacou os desafios da próxima gestão. “Nosso maior desafio é a geração de empregos. Existe uma cobrança muito alta neste sentido. Tibagi hoje é uma cidade que “dispensa os jovens”. O prefeito eleito pelo PSC lembrou que é necessário qualificar a mão de obra local.

Em Palmeira, o empresário Sergio Belich (DEM) foi eleito prefeito. O futuro gestor para o mandato 2021-2024 terá Major Schulli (PP) como vice-prefeito. Segundo o novo prefeito Belich cita que deseja focar em responsabilidade, gestão e transparência os quatro anos de seu mandato. 

Henrique Carneiro (DEM) e Henrique Zadra (PTC) se elegeram prefeito e vice de Piraí do Sul em uma das disputas mais acirradas na região dos Campos Gerais. Em Rebouças, Luiz Everaldo Zak (PSD), foi eleito prefeito de Rebouças (PR) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Luiz Everaldo Zak teve 50,72% dos votos.

O município de Reserva terá o mais jovem prefeito de toda a região dos Campos Gerais. Lucas Machado (Podemos), assumirá o Executivo ainda com 28 anos. O prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB) foi reeleito ao lado da candidata a vice-prefeita, Ieda Waidzyk (PV). Luiz Everaldo Zak, do PSD, foi eleito prefeito de Rebouças (PR) para os próximos quatro anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE