PUBLICIDADE

Campanha #EuVouVotar busca diminuir abstenções em PG

Ao todo, 55.147 pessoas deixaram de votar no primeiro turno em Ponta Grossa

Ao todo, 55.147 pessoas deixaram de votar no primeiro turno em Ponta Grossa
Ao todo, 55.147 pessoas deixaram de votar no primeiro turno em Ponta Grossa -

Ao todo, 55.147 pessoas deixaram de votar no primeiro turno em Ponta Grossa

Ponta Grossa conta com 239.611 eleitores aptos a votar nas Eleições Municipais 2020. Porém, no primeiro turno, o montante de eleitores que não foi votar chegou a 23,02%. Em números reais esse percentual representa um total de 55.147 pessoas que deixaram de comparecer às urnas no último domingo (15).

Na comparação com as eleições municipais de 2016, o aumento é significativo. Naquela oportunidade, 9,30% do eleitorado deixou de comparecer para votar, representando 20.711 eleitores. O aumento foi de 34.436 eleitores, que simplesmente deixaram de votar neste ano.

Vários fatores podem ter influenciado na decisão de mais eleitores não irem às urnas. A pandemia do novo coronavírus é um deles, assim como o valor baixo da multa a ser paga para quem não votar e a facilidade em justificar a ausência via aplicativo, aliado ainda ao desinteresse por parte da população com a política. Em relação à pandemia, a Justiça Eleitoral tomou os cuidados sanitários necessários para impedir a contaminação o primeiro turno e irá continuar com as medidas no segundo turno.

Entretanto, a ausência de boa parte do eleitorado é um fator de risco ao sistema democrático. É preciso lembrar ainda que o direito ao voto foi conquistado com muita luta. Se hoje o povo pode escolher seus governantes através do voto é porque muita gente brigou por isso no passado. Dessa forma, deixar de votar é abdicar a um dos principais direitos constitucionais do brasileiro. É preciso defender esse direito, e não deixar de exercê-lo.

Na eleição é um dos poucos momentos que o peso de cada cidadão é um só. Não importa se a pessoa é rica ou pobre, negra ou branca, direita ou esquerda, cada voto tem o mesmo valor. E num momento político em que alguns chegam até a defender a volta de sistemas autoritários e ditadoriais, é imprescindível exercer o direito ao voto. A eleição é a festa da Democracia e precisa continuar sendo.

É diante deste cenário que o Blogdodoc.com lança a campanha #EuVouVotar no segundo turno da campanha eleitoral em Ponta Grossa. Afinal, mais do que um direito, é uma conquista de todos os brasileiros.

Se você apoia essa ideia, compartilhe com seus amigos, nos grupos de WhatsApp e nas redes sociais. Quanto mais pessoas e meios de comunicação aderirem, melhor na busca por sensibilizar quem não foi votar a reconsiderar esse posicionamento para a eleição no segundo turno em Ponta Grossa.

Ponta Grossa é a única cidade com segundo turno no Paraná, onde existe a chance de diminuir o número de abstenções ainda nestas eleições. Porém, nas principais cidades do Estado, onde o pleito acabou no primeiro turno, a quantidade de eleitores que não exerceram o direito ao voto também é preocupante. 

Em Curitiba as abstenções somaram 30,18%. Em Maringá esse percentual chegou a 30,03%, seguido de Londrina com 25,87% e Cascavel com 24,37%.

No próximo dia 29 de novembro, não deixe de ir votar!

Com informações do Blogdodoc.com

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE