PUBLICIDADE

Debate entre prefeituráveis traz propostas para o futuro de PG

Mabel Canto, Marcio Pauliki, Professor Edson e Professor Gadini participaram do primeiro debate do Portal aRede entre os candidatos ao Executivo do Município

Tempo de debate foi de 2h6m
Tempo de debate foi de 2h6m -

Mabel Canto, Marcio Pauliki, Professor Edson e Professor Gadini participaram do primeiro debate do Portal aRede entre os candidatos ao Executivo do Município

O Portal aRede, em parceria com o Blog Doc.Com realizaram, às 20h20 desta quinta-feira, 1º de outubro, o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa. A live, transmitida nas redes sociais teve dezenas de milhares de visualização e comentários dos internautas e eleitores. A intermediação foi realizada pelo jornalista Eduardo Farias, com os advogados Jefferson Wegermann de Matos e Thiago Maciel Ribas, do escritório João Paulo Nascimento & Associados, analisando os pedidos de direito de resposta.

Participaram do primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura: Mabel Canto (PSC), Marcio Pauliki (Solidariedade), Professor Edson (PT) e Professor Gadini (PSOL). A candidata Elizabeth Schmidt (PSD) não participou da iniciativa. Em nota ao Portal aRede, a vice-prefeita justificou sua ausência ao afirmar que iria comparecer à missa de sétimo dia de seu pai, que faleceu na última sexta-feira (25).

Foram cinco blocos, divididos da seguinte forma: o primeiro contava com perguntas pré-determinadas sobre vários temas que eram sorteados junto com o nome dos candidatos, com o tempo de resposta de dois minutos. Nos segundo, terceiro e quarto blocos, o formato era o mesmo: o primeiro candidato sorteado escolhia para quem iria perguntar e, quem respondia, seria o candidato a perguntar e, assim, sucessivamente.

O tempo nestes blocos era: pergunta de 30 segundos, dois minutos para a resposta, réplica de um minuto e tréplica também de um minuto. Para complementar, o último bloco foi destinado as considerações finais de um minuto para cada candidato, com a ordem sendo sorteada. O tempo total de debate foi de 2 horas, 6 minutos e 35 segundos.

Primeiro bloco

O primeiro bloco teve a duração de 20 minutos. O primeiro sorteado foi o Professor Gadini, que respondeu sobre o tema contrato do transporte. Na sequência, o nome de Elizabeth Schmidt foi sorteado para falar sobre o orçamento em 2021 da Prefeitura, mas a candidata estava ausente e a pergunta não foi respondida.

O terceiro sorteado foi Marcio Pauliki que falou sobre a geração de empregos. Na sequência, o Professor Edson teve o tema saúde como sua pauta. Para fechar o primeiro bloco, Mabel Canto foi a última candidata para comentar sobre a educação.

Segundo bloco

No segundo bloco o Professor Gadini foi sorteado e escolheu Marcio Pauliki para perguntar sobre a saúde pública de Ponta Grossa. Pauliki, por sua vez, questionou Mabel Canto sobre as praças de integração do transporte. Mabel direcionou sua pergunta sobre o Hospital Regional e Hospital da Criança para o Professor Edson que, para fechar o bloco, questionou Gadini sobre a economia solidária. A duração foi de 28 minutos.

Terceiro bloco

O terceiro bloco iniciou, novamente, com o Professor Gadini que, desta vez, perguntou para Mabel Canto sobre o plano municipal de educação. A candidata direcionou sua pergunta ao Professor Gadini sobre o atendimento a gestantes e centro de parto normal.

Marcio Pauliki perguntou para o Professor Edson sobre o contrato de 30 anos com a Sanepar, enquanto o docente questionou o empresário sobre a Escarpa Devoniana e o Parque Nacional. O tempo deste bloco foi de 27 minutos.

Quarto bloco

Marcio Pauliki abriu o quarto bloco perguntando para Mabel Canto sobre o levantamento ou auditoria da dívida pública. Canto, novamente, perguntou ao Professor Edson, mas desta vez sobre o primeiro emprego de alunos que saem da faculdade, com estágio e residência técnica. O professor questionou, mais uma vez, acerca do Parque Nacional, área de proteção e turismo para Pauliki.

O Professor Gadini perguntou ao candidato do SD sobre o orçamento de R$ 1 bilhão de Ponta Grossa, enquanto o nome do PT questionou o colega de docência sobre a relação entra a universidade e a Prefeitura. O tempo do quarto bloco foi de 39 minutos.

Quinto bloco

O quinto bloco teve as considerações finais dos quatro candidatos, iniciando com Marcio Pauliki, Professor Gadini, Professor Edson e Mabel Canto. Todos tiveram um minuto para falar mais das suas candidaturas, com o tempo total de 12 minutos neste bloco.

Novos debates

O Portal aRede, o Jornal da Manhã e o Doc.Com continuam com sua série de debates na próxima quinta-feira, 8 de outubro. Desta vez, são os candidatos a vice-prefeito que poderão apresentar suas propostas para o Executivo do Município. Serão convidados os nomes de Capitão Saulo (PSD), Lineu Kieras (PSOL), Pastor João Paulo (PCdoB), Pietro Arnaud (PSB), Ricardo Zampieri (Republicanos). O debate está previsto para começar às 20h.

Já em novembro, duas terças-feiras colocarão os nomes dos candidatos novamente em evidência: primeiro no dia 3, quando os candidatos a vice-prefeito voltam ao formato digital do Portal aRede para apresentar suas propostas. E, na semana da eleição, dia 10, novamente serão convidados o nome dos cinco postulantes a assumir a Prefeitura de Ponta Grossa a partir de 2021.

Assista ao debate na íntegra nas nossas plataformas digitais:

aRede: Clique aqui

YouTube: Clique aqui

Facebook: Clique aqui

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE