PUBLICIDADE

Partidos iniciam convenções para definir candidaturas e apoios

Legendas têm até o próximo dia 16 de setembro para realizarem encontros e confirmarem chapas e coligações na majoritária

Cidade vai às urnas para escolher prefeito(a), vice e vereadores(as)
Cidade vai às urnas para escolher prefeito(a), vice e vereadores(as) -

Legendas têm até o próximo dia 16 de setembro para realizarem encontros e confirmarem chapas e coligações na majoritária

O Partido Verde (PV) deu o pontapé inicial nas convenções partidárias em Ponta Grossa. Nesta segunda-feira (31), o partido se reuniu para confirmar o lançamento de uma chapa composta por estreantes na política e que disputarão cargos na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG). O calendário prevê que as convenções possam ser realizadas até o próximo dia 16 de setembro. 

Na prática, é nas convenções que os partidos confirmam as chapas para disputar cargos no Legislativo Municipal - ao todo 19 vagas estarão em jogo. Além de formalizarem as candidaturas na eleição proporcional, os encontros também servem para referendar coligações feitas na majoritária (disputa pela Prefeitura) e nomes que disputarão os cargos de prefeito e vice em novembro. 

A primeira prefeiturável a confirmar a candidatura deve ser a atual vice-prefeita, Professora Elizabeth Schmidt (PSD). O partido marcou a convenção para a próxima sexta-feira (4) em que vai confirmar uma chapa completa na disputa por vagas na Câmara e referendar o nome de Elizabeth como postulante ao cargo de prefeita em novembro. 

Outro prefeiturável que deve aguardar apenas a convenção para formalizar o nome é Ricardo Zampieri (REPUBLICANOS. Vereador de primeiro mandato, Ricardo quer representar o grupo bolsonarista nas urnas e já ganhou o aval da cúpula estadual e nacional do partido para disputar o pleito. Na semana passada, Zampieri e caciques do partido realizaram um encontro entre os pré-candidatos. 

No próximo dia 5 de setembro será a vez do Democratas deliberar sobre a chapa completa para a disputa pela Prefeitura. O partido deve confirmar a chapa completa para disputar a Prefeitura, contando com vereadores que buscarão à reeleição e também novatos. A legenda ainda pode figurar apontando um vice em alguma chapa, neste caso, indicando o nome de Sebastião Mainardes. 

Por sua vez, o Partido dos Trabalhadores (PT) fará a convenção no próximo dia 6 de setembro. Em busca de um protagonismo perdido desde o começo de 2013 em Ponta Grossa, a legenda promete uma chapa forte para a Câmara Municipal, além de confirmar o nome do Professor Edson Armando com candidato a prefeito. 

Campanha começa daqui um mês

De acordo o calendário eleitoral, a campanha é permitida a partir do dia 26 de setembro. Na prática, a partir desta data os candidatos(as) poderão fazer propaganda nas redes sociais e também em outras plataformas - respeitando a legislação que trata do tema. Com isso, a campanha será de tiro curtíssimo: o primeiro turno acontece no feriado de 15 de novembro, enquanto o segundo turno (caso necessário) acontece no dia 29 de novembro. 

Prazo final

Apesar das convenções começarem já nesta terça-feira (31), o prazo final para registro de candidatos é no dia 26 de setembro. Até lá, os partidos podem fazer ajustes nas chapas e suprir possíveis desistências. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE