PUBLICIDADE

Bakri prevê ‘sobrecarga’ na educação pública no pós-pandemia

Deputado estadual lembra que parte dos alunos da rede privada deve migrar para escolas públicas

Imagem ilustrativa da imagem Bakri prevê ‘sobrecarga’ na educação pública no pós-pandemia
-

Deputado estadual lembra que parte dos alunos da rede privada deve migrar para escolas públicas

O deputado estadual Hussein Bakri (PSD) participou de uma live transmitida ao vivo nas redes sociais do Jornal da Manhã e do portal aRede (clique aqui para assistir). Durante o bate-papo, o líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) demonstrou preocupação com a ‘sobrecarga’ em alguns setores e serviços públicos no período de pandemia e também num futuro pós-pandemia.

Bakri, membro da Comissão de Educação, citou nominalmente o caso das escolas particulares. De acordo com o parlamentar, em uma reunião com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (SINEPE), ele teria recebido uma informação de que o setor estima que cerca de 50% dos alunos da rede privada migrem para o ensino público durante a pandemia e também no período pós-pandemia.

A reportagem entrou em contato com o Sinepe para confirmar a informação. De acordo com o Sindicato, dos 480 mil alunos da rede privada em todo o Paraná, 12 mil já teriam se desligado da rede privada e migrado para o ensino público. Segundo o Sinepe, a informação vem da própria Secretaria de Educação do Governo do Estado (SEED) - apesar de representar apenas 2,5% do total de alunos, o número já preocupa o setor. 

“Esses alunos [que deixam a rede privada] vão para a rede pública. Além disso, temos uma crise grande que impacta o comércio e os profissionais liberais. Isso também vai impactar em uma queda no número de pessoas que podem pagar planos de saúde e isso nos preocupa”, disse o deputado estadual durante a entrevista transmitida ao vivo nas redes sociais. 

O deputado acredita ainda que essa ‘sobrecarga’ já prevista em setores como educação e saúde demanda de um investimento prévio por parte dos poderes públicos. “Os poderes públicos municipal, estadual e federal precisam se unir para enfrentar esse cenário e conseguir fortalecer essas redes de atendimento [saúde e educação] o mais rápido possível”, disse o parlamentar.

Bakri destacou ainda o fato de que a própria estrutura da saúde pública, através do Sistema Único de Saúde (SUS), tem sido mais requisitada. “Vemos que boa parte da população menos favorecida, que não pode pagar um plano de saúde, tem tido seu atendimento garantido pelos investimentos feitos pelo Governo do Estado”, destacou o deputado estadual. 

Entrega de recursos em Ponta Grossa

O deputado Hussein Bakri visitou Ponta Grossa na última quarta-feira (20) junto de uma comitiva do Governo do Estado. Ao lado do governador Ratinho Junior (também do PSD), o deputado visitou o Hospital da Criança e também o Hospital Universitário Regional (HU-UEPG), onde foram entregues novos leitos. A proposta do governo é conseguir fortalecer o atendimento e a estrutura destinada para o tratamento da covid-19 nos Campos Gerais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE