PUBLICIDADE

Câmara de PG aprova lei para ‘proteger’ Aeroporto Sant’Ana

Legislativo aprovou proposta que cria um ‘cinturão de segurança’ em torno do Aeroporto. Proposta trata da construção de loteamentos nas imediações

Imagem ilustrativa da imagem Câmara de PG aprova lei para ‘proteger’ Aeroporto Sant’Ana
-

Legislativo aprovou proposta que cria um ‘cinturão de segurança’ em torno do Aeroporto. Proposta trata da construção de loteamentos nas imediações

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) deve publicar nos próximos dias uma lei que cria um ‘cinturão de segurança’ no entorno do Aeroporto Sant’Anna. O texto, de autoria do próprio Poder Executivo, foi aprovada pelo Legislativo na semana passada e assinada pelo vereador Daniel Milla (PSD). A lei deve garantir determinações rígidas para a construção de loteamentos nas imediações do Sant’Ana. 

Na prática, o texto aprovado em dois turnos pelos vereadores prevê que a realização de estudos de impacto de vizinhança (EIVI) para preservar o Aeroporto de possíveis prédios ou outros imóveis que prejudiquem a aproximação de aeronaves do local. O aeroporto está passando por obras de ampliação e a expectativa é que o local receba aviões de maior porte em breve. 

“Estamos preservando o Aeroporto Santana quando os imóveis estiverem perto do cone de aproximação, resguardando a transição e decolagens do aeroporto, incluindo a aprovação do controle do espaço aéreo, do Ministério da Defesa e pela superintendência do aeroporto, além de necessária aprovação do IPLAN”, escreveu o vereador Daniel Milla nas redes sociais. 

Com a assinatura de Milla, o projeto segue para a sanção do prefeito Marcelo Rangel (PSDB) que deverá ser feita de forma imediata. A criação do ‘cinturão’ de proteção no entorno do Sant’Ana era uma promessa do próprio Rangel. A polêmica sobre o tema girou em torno da possibilidade criada por uma outra mudança na lei: haveria o risco da construção de empreendimentos residenciais no entorno do Aeroporto que poderiam prejudicar a aproximação de aeronaves ou a expansão da pista. 

“Digo que é impossível acontecer um investimento residencial naquele local, um investimento que prejudique o Distrito ou a expansão do nosso Aeroporto eu classifico como impossível”, explicou Rangel. O prefeito destacou ainda que foi um dos primeiros a defender o Aeroporto Sant’Anna - o local voltou a receber voos comerciais durante o segundo mandato de Rangel. 

Plano diretor ainda é debatido

O prefeito destacou que a alteração na lei foi feita pelo Conselho das Cidades, enviada ao Legislativo e aprovada pelo plenário da Casa de Leis. “Mas ainda temos o Plano Diretor que vai ser votado no Legislativo Municipal e também me comprometo em enviar um projeto de lei criando um cinturão de segurança para a aproximação de aeronaves”, destacou antes de enviar o projeto. O Plano Diretor ainda aguarda para ser votado. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE