Comitê Territorial prepara diagnóstico da economia regional

Plano Emergencial irá analisar a situação econômica dos 19 municípios dos Campos Gerais e Vale do Tibagi durante e pós a pandemia

Os Comitês Territoriais dos Campos Gerais e do Vale do Tibagi irão realizar um diagnóstico dos efeitos do Covid-19 na economia dos seus 19 municípios. A proposta foi passada aos gestores e empresários na tarde desta terça-feira durante reunião online do grupo.

"Em conversa com o Sebrae decidimos realizar um Plano Emergencial do Comitê por conta da pandemia, pois estamos percebendo a dificuldade de desenvolvimento em todos os setores", explica a diretora administrativa da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Katiane Pires.

Os Comitês Territoriais tem atuado regionalmente desde 2018 e tem como objetivo o desenvolvimento dos municípios, integrados na região, por meio da tríplice hélice, que reúne os setores público, privado bem como a academia.

A ideia surgiu após o Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Ponta Grosa (Nerep) realizar pesquisa no município de Ponta Grossa por meio de formulário repassado a empresários.

Para a economista  Augusta Pelinski Raiher, a ação é essencial para a construção de um plano a ser executado durante, e também no período pós-pandemia. "Teremos precisão de quais setores estão sendo mais atingidos e como podemos fazer para auxiliá-los", destaca, lembrando que, no momento, o importante é "manter a estrutura das empresas". "Se conseguirmos mantê-las, com certeza, a recuperação era facilitada", avalia.

A pesquisa deverá ser realizada pelo empresariado dos municípios que integram os Comitês. "O formulário estará disponível online para facilitar a adesão de todos, bem como a assertividade da pesquisa", destaca a diretora da AMCG. Com amostragem adequada, os dados serão analisados pelo Nerep e divulgados para o Comitê, que pretende, a partir deles, realizar ações emergenciais.

"Poderemos verificar a situação de cada município, auxiliá-los e propor ações para que toda a região possa desenvolver e melhorar sua economia no período", antecipa o consultor do Sebrae, Emerson Lourenço.

Os prefeitos de Ortigueira, Lurdes Bannach, e de Tibagi, Rildo Leonardi participaram do encontro e destacaram alguns dos setores que estão 'sofrendo' com a crise. "Tivemos muitas quedas de arrecadação. Mas o turismo é um dos setores mais impactados", disse Rildo. Conforme a prefeita de Ortigueira, as incertezas do período estão abalando a confiança do empresariado. "Não sabemos o que irá ocorrer amanhã. Portanto nossas decisões se tornam mais difíceis", destaca.

Representantes e empresariado dos municípios de Arapoti, Carambeí, Castro, Palmeira, Jaguariaíva, Ponta Grossa e Telêmaco Borba também participaram da reunião e destacaram os efeitos da pandemia localmente. A assessora especial da Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Carambeí, Aline Teixeira Valer Macedo, destacou que, apesar das dificuldades enfrentadas pelo poder público, o momento é de inovação.

"Os empresários tem que pensar diferente durante a crise. Mesmo que a arrecadação seja menor, o importante é a manutenção", comenta.

Em Ponta Grossa, a pesquisa realizada pelo Nerep apontou que 30% das empresas estão usando a inovação para se manterem. "Além de fazer diferente, as empresas devem retomar o processo de negociações", aconselha a economista da UEPG.

Informações da assessoria de imprensa.

PR tem menor incidência, mas casos de Covid-19 aumentam

PR tem menor incidência, mas casos de Covid-19 aumentam...

Rede estadual bate recorde de alunos inscritos no Enem

Rede estadual bate recorde de alunos inscritos no Enem...

Polícia Civil soluciona 100% dos casos de desaparecimentos

Polícia Civil soluciona 100% dos casos de desaparecimentos...

Live incentiva a atividade física na cidade de Carambeí

Live incentiva a atividade física na cidade de Carambeí...

Jaguariaíva entrega blusas para alunos da rede municipal

Jaguariaíva entrega blusas para alunos da rede municipal...

Tucano é resgatado em rodovia nos Campos Gerais

Tucano é resgatado em rodovia nos Campos Gerais...

Castro registra queda na arrecadação e repasses

Castro registra queda na arrecadação e repasses...

Confira a Coluna RC desta Quarta-feira (27-05)

Confira a Coluna RC desta Quarta-feira (27-05)...

Confira seu horóscopo para esta Quarta-feira (27/05)

Confira seu horóscopo para esta Quarta-feira (27/05)...

Projeto de Brasil – ditadura ou guerra civil?

Projeto de Brasil – ditadura ou guerra civil?...

Charge da edição desta quarta-feira (27/05/2020) do JM

Charge da edição desta quarta-feira (27/05/2020) do JM...

Frísia lança Digital Agro Connection para startups

Frísia lança Digital Agro Connection para startups...

Câmara de Ponta Grossa aprova projeto ‘Um Axé Para a Vida’

Câmara de Ponta Grossa aprova projeto ‘Um Axé Para a Vida’...

Canal de educação política entra no ar em Ponta Grossa

Canal de educação política entra no ar em Ponta Grossa...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS