“É o cargo mais próximo da população”, diz Aliel sobre pré-candidatura

Deputado federal é pré-candidato do PSB e fala sobre planejamento para a disputa de outubro

Nesta quarta-feira (26), o Jornal da Manhã e do portal aRede estrearam uma versão especial do podcast ‘TánaRede’. A primeira edição da versão ‘Eleições 2020’ apresenta uma entrevista com o deputado federal Aliel Machado (PSB), pré-candidato ao cargo de prefeito de Ponta Grossa em 2020. Aliel já disputou o cargo em 2016 e, quatro anos depois, pode efetivar o sonho de se tornar prefeito de Ponta Grossa. 

Ao ser questionado sobre a pré-candidatura pelo jornalista Gabriel Sartini, Aliel foi taxativo. “Nós estamos trabalhando, temos um projeto de partido, acho fundamental lembrar que ninguém é candidato de si próprio. Essa é uma decisão [de ser candidato ou não] que está sendo amadurecida. Existem áreas importantes que precisam ser debatidas, hoje sou pré candidato”, garantiu o deputado federal. 

Ao falar sobre as motivações, Aliel lembrou que o cargo de prefeito é aquele “mais próximo” da população. “Não é só questão de vontade pessoal [de ser prefeito], é o cargo mais próximo da população… Muitas vezes eu me sinto de mãos atadas, eu não posso fazer nada para situações muito graves na cidade, mesmo tendo a força e um deputado federal. Ser prefeito é estabelecer prioridades, a cidade precisa crescer e desenvolver e um pequeno grupo de interessados não pode ser o mais beneficiado, a cidade deve ser governada pelo povo de verdade”, disse. 

Aliel lembrou ainda que “sempre enfrentou o sistema político”. “Enfrento o sistema desde que entrei na política e continuo fazendo isso. Acredito que a Prefeitura de Ponta Grossa precisa de alguém com esse tipo de atitude, com esse tipo de postura”, disse Machado. Já ao falar sobre a composição de coligações, Aliel garantiu que não fará “trocas”, mas sim coligações e parcerias baseadas em programas e propostas. 

Caso Aliel confirme a candidatura e seja eleito em outubro, ele teria que deixar o cargo de deputado federal para assumir o posto de prefeito. Ao ser questionado sobre essa possibilidade, Aliel lembrou que isso não seria novidade para a história recente da cidade. “Os ex-prefeitos Péricles e Jocelito eram deputados quando se elegeram prefeitos, o mesmo aconteceu com o atual prefeito [Marcelo Rangel]. Muitos me atacam por isso porque não tem o que dizer sobre mim”, disse. 

Aliel lembrou ainda que é o candidato mais preparado para buscar recursos em Brasília. “Estou na Câmara há anos, sei o caminho para buscar os recursos. Sei que a Prefeitura tem que ter certidão negativa para receber os recursos, literalmente sei o caminho do tesouro”, parafraseou o deputado federal do PSB. “Mais de 67% dos recursos políticos estão concentrados em Brasília, é preciso ter trabalho técnico”, contou Aliel. 

Carreira na política

Aliel entrou na política oficialmente em 2012, quando foi eleito vereadores ainda pelo PCdoB obtendo mais de três mil votos - na época, o jovem de 23 anos surpreendeu pela votação e também pelo bom desempenho mesmo em um partido de esquerda. Aliel já era dono de uma carreira de militância na política estudantil e já havia disputado o cargo de vereador em 2008. 

Logo em seguida, o então vereador foi eleito presidente do Legislativo Municipal em uma disputa conturbada e, entre 2013 e 2014, implementou medidas de austeridade na Câmara. 

Ainda em 2014, Aliel se envolveu em uma polêmica ao propor um subsídio ao transporte coletivo que estava em greve há 21 dias - o recurso utilizado para bancar o subsídio foi oriundo de economias feitas no próprio Legislativo. No mesmo ano, o então vereador decidiu ser candidato ao cargo de deputado federal ainda pelo PCdoB e foi eleito com mais de 80 mil votos - 61 mil deles obtidos apenas em Ponta Grossa. 

Primeiro mandato e reeleição

Em 2015, Aliel chegou à Brasília em meio a um turbilhão: o governo de Dilma Rousseff (PT) iniciava uma derrocada definitiva e o clima no Congresso era dos piores. Além disso, Aliel protagonizou um embate com o então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (na época no MDB). O deputado amargou o desgaste de votar contra o impedimento da presidente, cobrando novas eleições. 

Em 2018 e já filiado ao PSB, Machado disputou a reeleição e, mesmo diminuindo os votos conquistados em Ponta Grossa, ampliou a votação total para mais de 95 mil votos em várias cidades do Paraná se fortalecendo como liderança de centro-esquerda.

PR tem menor incidência, mas casos de Covid-19 aumentam

PR tem menor incidência, mas casos de Covid-19 aumentam...

Rede estadual bate recorde de alunos inscritos no Enem

Rede estadual bate recorde de alunos inscritos no Enem...

Polícia Civil soluciona 100% dos casos de desaparecimentos

Polícia Civil soluciona 100% dos casos de desaparecimentos...

Live incentiva a atividade física na cidade de Carambeí

Live incentiva a atividade física na cidade de Carambeí...

Jaguariaíva entrega blusas para alunos da rede municipal

Jaguariaíva entrega blusas para alunos da rede municipal...

Tucano é resgatado em rodovia nos Campos Gerais

Tucano é resgatado em rodovia nos Campos Gerais...

Castro registra queda na arrecadação e repasses

Castro registra queda na arrecadação e repasses...

Confira a Coluna RC desta Quarta-feira (27-05)

Confira a Coluna RC desta Quarta-feira (27-05)...

Confira seu horóscopo para esta Quarta-feira (27/05)

Confira seu horóscopo para esta Quarta-feira (27/05)...

Projeto de Brasil – ditadura ou guerra civil?

Projeto de Brasil – ditadura ou guerra civil?...

Charge da edição desta quarta-feira (27/05/2020) do JM

Charge da edição desta quarta-feira (27/05/2020) do JM...

Frísia lança Digital Agro Connection para startups

Frísia lança Digital Agro Connection para startups...

Câmara de Ponta Grossa aprova projeto ‘Um Axé Para a Vida’

Câmara de Ponta Grossa aprova projeto ‘Um Axé Para a Vida’...

Canal de educação política entra no ar em Ponta Grossa

Canal de educação política entra no ar em Ponta Grossa...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS