PUBLICIDADE

Eleição da AMCG terá chapa única em 2020

Juca Sloboda (DEM) deverá ser aclamado como presidente da instituição. Ele cumprirá o segundo mandato no posto

Juca Sloboda (DEM) deverá ser aclamado como presidente da instituição.
Juca Sloboda (DEM) deverá ser aclamado como presidente da instituição. -

Juca Sloboda (DEM) deverá ser aclamado como presidente da instituição. Ele cumprirá o segundo mandato no posto

Somente uma chapa foi inscrita para concorrer à eleição da nova diretoria Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). O prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda (DEM), deve comandar novamente a entidade - Juca já esteve no comando da da AMTT. Completam a chapa o prefeito de Carambeí, Osmar Blum (DEM), como vice-presidente, a prefeita de Ortigueira, Lourdes Banach (PSD), como tesoureira e o prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki (PSC) como secretário. 

A eleição, por aclamação, está agendada para o próximo dia 24 às 9 horas na sede da AMCG, no Jardim América. Durante o primeiro mandato no comando da AMCG, entre 2017 e 2019, Sloboda buscou fortalecer os municípios da região, especialmente com a ampliação de investimentos do Governo do Estado e a busca por empresas interessadas em se instalar nos Campos Gerais.

Para o próximo mandato, Juca deverá ter como objetivo a busca por melhorias na infraestrutura das cidades da região - o prefeito de Jaguariaíva era presidente da Associação quando a AMCG deu o primeiro passo rumo ao ‘SAMU Regional’ e a inclusão do transporte aéreo. Além disso, o prefeito também vinha buscando incentivar o crescimento da atividade turística nos Campos Gerais. 

Ao todo, a AMCG reúne 19 municípios com diferentes características geográficas e econômicas - de forma conjunta, os(as) prefeitos(as) buscam fortalecer suas respectivas gestões. Em anos eleitorais, a entidade também funciona como importante ferramenta de discussão política, especialmente em disputas estaduais e nacionais e na busca por recursos de outras esferas.

No primeiro mandato como presidente da Associação, Juca também buscou incentivar a troca de conhecimentos entre assessores e funcionários das prefeituras. “Vivemos em cidades pequenas e toda troca de conhecimento entre nossos servidores e corpo técnico é de extrema importância para melhorar a gestão dos municípios”, disse o prefeito de Jaguariaíva. 

Eleições locais e mudanças

Ao contrário de 2018, em 2020 a rotina da AMCG será influenciada por eleições municipais. Prefeitos(as) com ‘grandes desafios’ internos para buscar a reeleição ou já de saída da cena política deverão ter a participação na Associação reduzida. Já aqueles que têm uma sucessão ao cargo mais “garantida” ou mesmo que sonham com voos maiores, como o cargo de deputado(a) estadual ou federal, buscarão participar mais ativamente das discussões e conquistas da entidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE