PUBLICIDADE

Trabalho da Polícia Civil é destacado em sessão solene

Cúpula da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa participou do evento ocorrido nessa segunda-feira (30), na Assembleia Legislativa

Cúpula da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa participou do evento na Alep
Cúpula da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa participou do evento na Alep -

Cúpula da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa participou do evento ocorrido nessa segunda-feira (30), na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) celebrou na noite desta segunda-feira (30) o aniversário de 166 anos da Polícia Civil do Paraná. A solenidade destacou a eficiência da atuação da corporação, tida como uma das referências no Brasil. Delegados e investigadores de polícia de todas as regiões do Paraná foram homenageados com a entrega de uma menção honrosa. A homenagem foi proposta pelos deputados Delegado Jacovós (PL), Delegado Recalcatti (PSD) e Delegado Fernando Martins (PSL).

Para os parlamentares, a solenidade marca uma data de destaque na história de importantes trabalhadores da segurança pública no estado. “A Polícia Civil é formada por homens e mulheres que não possuem dia, horário, cuja missão sempre é servir. Vemos nestas pessoas que estão aqui hoje um amor pela instituição”, disse o deputado Delegado Jacovós.

O deputado Delegado Recalcatti destacou a importância de homenagear companheiros que dedicaram suas vidas por anos à segurança pública. “A Assembleia tem sempre aberto suas portas aos trabalhadores da segurança. Este é mais um momento de reconhecermos este trabalho”, comentou. O deputado Delegado Fernando Martins concordou. “Esta é uma data importante para promovermos a valorização de nossos policiais. Eles prestam um excelente serviço à população”, afirmou.

O delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, agradeceu a homenagem em nome de toda a corporação. “Nosso objetivo é sempre mostrar o quanto a Polícia tem auxiliado na melhora da segurança no Estado”, avaliou. “Este é um momento de alegria e também de reflexão. Só assim vamos saber onde estamos. E temos de ter orgulho do Paraná. Somos um exemplo”, completou o secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Romulo Marinho Soares.

Além deles, também participaram da solenidade o líder do Governo na Alep, deputado Hussein Bakri (PSD), e os deputados Coronel Lee (PSL), Soldado Fruet (PROS), Alexandre Amaro (Republicanos), Soldado Adriano José (PV), Delegado Francischini (PSL) e Doutor Batista (PMN). 

Números

A Polícia Civil tem um trabalho de destaque em 2019. De acordo com o governo, os índices de criminalidade caíram no Paraná este ano. Nos primeiros sete meses, a Polícia Civil elucidou 57% dos homicídios em Curitiba. Em todo o ano passado, o índice de solução de crimes foi de 37%. No primeiro semestre de 2019, a Polícia Civil promoveu 183% mais operações de repressão qualificada do que no mesmo período do ano anterior.

Também houve o crescimento no número de prisões. São 216% a mais de janeiro a junho desse ano. Os resultados são decorrentes do planejamento estratégico executado pela atual gestão da cúpula da segurança pública.

Ainda segundo o Executivo, já há a autorização para a elaboração dos concursos públicos que vão possibilitar a contratação de 400 policiais civis, sendo 50 delegados, 300 investigadores e 50 papiloscopistas. Também está em andamento, o concurso de 2018 para preenchimento de 100 vagas para escrivães. O processo está na última etapa, a de análise de documentos e investigação de conduta. Finalizada a etapa, o concurso será homologado.

Histórico 

Até 1808, o policiamento existente no território paranaense era realizado segundo as disposições das Ordenações do Reino de Portugal. A partir dessa data, com a criação da Intendência Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil, passou-se a reger a administração policial local.

Em 1853, ainda sob a égide do Código de Processo Criminal do Império, é nomeado o bacharel Antônio Manoel Fernandes Junior como o primeiro Chefe de Polícia do Paraná. A República confere autonomia aos estados da Federação em matéria policial, mas o novo Código Criminal de 1890 mantêm os cargos de Chefe de Polícia e de delegado.

A nova Repartição Central de Polícia, adaptada à administração republicana, é regulamentada em 1892, recebendo a sua forma definitiva em 1903. No setor que depois viria a ser conhecido como polícia técnica, o Decreto nº 378, de 1 de junho de 1908, organiza o Gabinete de Identificação e Estatística, o mesmo ocorrendo com o Serviço Médico Legal e de Assistência Pública da Polícia, através do Decreto n° 428, de 27 de julho de 1910.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE