PUBLICIDADE

Câmara de Castro elege comissões permanentes

Legislativo conta com seis comissões permanentes, compostas por três vereadores cada.

Primeira sessão ordinária foi marcada pela formação das comissões
Primeira sessão ordinária foi marcada pela formação das comissões -

Legislativo conta com seis comissões permanentes, compostas por três vereadores cada.

A primeira sessão ordinária de 2019 da Câmara Municipal de Castro foi marcada pela eleição e formação das comissões permanentes da Casa para o biênio 2019-2020. De extrema importância, elas são órgãos técnicos, cada uma composta por três vereadores, que tem por objetivo examinar os projetos em tramitação, emitir pareceres sobre eles e realizar estudos e investigações sobre fatos de interesse público.

Para a vereadora presidente, Fátima Castro, as comissões são imprescindíveis e demandam muito trabalho. “As comissões analisam todos os projetos, observando se não há impeditivos orçamentários, se é constitucional e outros fatores do projeto. Sempre elas são acompanhadas por um advogado e, se necessário, outros funcionários da Câmara, com conhecimento técnico, podem auxiliar”, explica.

Para concorrer a eleição, apenas uma chapa foi inscrita. Em votação, onze vereadores foram favoráveis e apenas um, José Nocera (MDB), foi contrário. Segundo o vereador, ele não aprovou a chapa, pois não foi informado sobre a formação da mesma. “Não fui consultado, não foi perguntado nada pra mim e fui colocado na Comissão de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, por isso vou votar contra”, explicou Nocera.

Segundo o regimento interno da Câmara Municipal, todos os vereadores devem participar de ao menos uma comissão. “Ano passado foi realizada a revisão do Regimento, eu sugeri inúmeras emendas, uma dela era a obrigatoriedade da participação dos vereadores em, ao menos, uma comissão. Sugeri isso, pois em 2015 não fui colocada em nenhuma e fiquei muito revoltada”, afirma a vereadora Fátima.

Com isso, as comissões serão formadas da seguinte maneira: a Comissão de Constituição e Justiça terá Maurício Kusdra (DC), Rafael Rabbers (DEM) e Cézar do Povo (PSC); a de Finanças e Orçamento tem Antonio Sirlei (DEM), Paulinho Farias (PPS) e Herculano da Silva (PSC); a de Desenvolvimento Urbano tem Herculano da Silva, Gerson Sutil (PSB) e Dirceu Ribeiro (DC); a de Saúde e Assistência Social tem Rafael Rabbers, Paulinho Farias e Cézar do Povo; a de Educação, Esporte e Cultura tem Maurício Kusdra, Antonio Sirlei e Joel Fadel (PSDB); e a de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente tem Jovenil Rodrigues (PODE), Neto Fadel (PTB) e José Nocera.

O vereador Maurício Kusdra também destacou a importância das comissões. Segundo ele, elas são a alma da Câmara. “São as comissões que movem o Legislativo, pois eles realizam os estudos técnicos dos projetos e promovem alterações. Não teria como a Câmara funcionar sem esse serviço interno”, diz.

Informações Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE