PUBLICIDADE

Cruzamentos ‘perigosos ‘de PG poderão ter placa com ‘aviso’

Proposta é de Jorge da Farmácia (PDT) e foi aprovada após ganhar modificações no texto

Imagem ilustrativa da imagem Cruzamentos ‘perigosos ‘de PG poderão ter placa com ‘aviso’
-

Proposta é de Jorge da Farmácia (PDT) e foi aprovada após ganhar modificações no texto

Os cruzamentos com alta incidência de acidentes de trânsito poderão conter uma placa com um aviso para motoristas e pedestres. Essa é a proposta do vereador Jorge da Farmácia (PDT), exposto no projeto de lei (PL) 45/2018 e que foi aprovada em primeira discussão na última segunda-feira (13). A medida retornará ao debate no plenário do Legislativo Municipal nesta quarta-feira (15) na sessão que começa a partir das 14h.

Segundo o projeto de Jorge, cruzamentos com alto índice de acidentes (com vítimas ou não) deverão conter placas “indicando a situação de perigo” – o projeto não especifica o que seria considerado um “alto índice” de acidentes de trânsito. O texto prevê ainda que quando os acidentes registrados tiveram como vítimas pedestres as placas deverão orientar os cidadãos sobre esse risco específico.

A sugestão ainda que as placas sejam alocadas nos espaços próximos aos acidentes para que alertem condutores e pedestres. O vereador Jorge da Farmácia (PDT) quer ainda que as placas fiquem instaladas nos cruzamentos por no máximo um ano e, caso aprovada, a lei deverá entrar em vigor, efetivamente, em no máximo 90 dias – a medida ainda terá que, caso aprovada, passar pela avaliação do prefeito Marcelo Rangel (PSDB).

Na justificativa do projeto, o autor destaca que a medida já foi sancionada em cidades como São Paulo e se configurou como um “passo importante para um trânsito seguro, com foco na preservação dos pedestres, motoristas e ciclistas”. “Essa é uma proposta simples e que pode salvar vidas e garantir a preservação do bem estar dos nossos pedestres e motoristas”, contou o vereador do PDT.

Durante o debate na última sessão do Legislativo Municipal, o projeto acabou recebendo algumas críticas. Uma delas foi feita pelo vereador Geraldo Stocco (REDE) que ressaltou que a placa de alerta não seria o melhor caminho. “Não é isso que vai fazer o trânsito ficar mais seguro, acredito que o fortalecimento de outras medidas, como a sinalização vertical e horizontal, são as mais adequadas”, contou Stocco.

Outro vereador que comentou o tema foi Rudolf ‘Polaco’ (PPS), líder do Governo Municipal. “Cabe apenas a União mudanças no Código de Trânsito, a Constituição Federal é muito simples e pontual neste sentido”, explicou o parlamentar que é advogado. Rudolf ressaltou ainda que a formação dos novos condutores também é um tema a ser levado em conta quando se fala de acidentes de trânsito.

Celso Cieslak lamenta “trânsito violento”

O vereador Celso Cieslak (PRTV) participou do debate sobre o projeto e lembrou que o município tem tido, atualmente, o que ele chama de trânsito violento. “Tivemos uma série de acidentes no trânsito, um deles com três mortes, além de um capotamento na área urbana da cidade. Isso mostra como a sinalização das vias e também a orientação dos motoristas deve ser melhorada e discutida”, comentou o vereador. A expectativa é que o PL 45/2018 ganhe uma emenda e saia, temporariamente, da discussão no Legislativo por alguns dias. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE