PUBLICIDADE

Santos Reis são lembrados em procissão em PG

Na Vila Cipa, grupo sai cantando e rezando pelas ruas

Pela tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal
Pela tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal -

Na Vila Cipa, grupo sai cantando e rezando pelas ruas

O dia de Santos Reis é festejado, nos países de tradição cristã, em 6 de janeiro. Segundo os evangelistas, esses reis eram sábios do Oriente que foram guiados pela estrela d'alva até o local onde Cristo havia nascido, em Belém, na Galileia. Pela tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal, justamente porque essa data marca o fim do ciclo natalino e o início do ciclo da missão de Jesus. E foi em sua vida pública que o Filho de Deus peregrinou por diversas terras, tocou o coração de homens e mulheres, curou, ressuscitou e animou a tantos.  

Em quase que uma analogia dessa passagem do nascimento do Salvador para a sua missão no mundo, fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Cipa, em Ponta Grossa, realiza todo o dia 6 de janeiro a Festa dos Santos Reis. Depois da missa das 18h30, os participantes saem da igreja-matriz para as ruas, rezando, cantando e dançando, em uma espécie de procissão. Passam por cinco casas e voltam para a igreja para receber a bênção com o padre João Holanda. As residências são escolhidas entre membros que participam da comunidade.

Em frente às casas, são montados pequenos altares, onde os devotos colocam flores, velas, santos e, quando a procissão chega, o padre complementa com a imagem do Menino Jesus.  “O padre faz uma oração e dá a bênção. Já é o terceiro ano que nossa paróquia festeja a Folia de Reis pelas ruas. Todos os moradores ficam muito felizes com a passagem do Menino Jesus. Demonstra a alegria da comunidade reunida”, comenta o secretário da paróquia, João Müller. Ao final, aconteceu uma confraternização. Este ano, foi feita uma galinhada. 250 convites foram retirados durante a semana, na secretaria. O prato não teve custo porque foi preparado com doações da comunidade.

Pela tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal
Pela tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal Santos Reis são lembrados em procissão em PG Santos Reis são lembrados em procissão em PG Santos Reis são lembrados em procissão em PG Santos Reis são lembrados em procissão em PG Santos Reis são lembrados em procissão em PG
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE