PUBLICIDADE

PG Memória terá novo formato neste ano

Além de lives com discussões sobre bens materiais e imateriais o evento também conta com dois concursos culturais

Além de lives com discussões sobre bens materiais e imateriais o evento também conta com dois concursos culturais
Além de lives com discussões sobre bens materiais e imateriais o evento também conta com dois concursos culturais -

Além de lives com discussões sobre bens materiais e imateriais o evento também conta com dois concursos culturais

O evento será de 24 a 28 de setembro. O tema do PG Memória 2020 é “ O Passado no Amanhã”. Por conta das medidas de isolamento, esta edição será totalmente online com a transmissão de diversas lives conduzidas por especialistas nos assuntos a serem tratados.

O objetivo é discutir acerca de bens materiais e imateriais. A ideia é  sensibilizar sobre o tema, buscando soluções e destacando a importância da preservação, do conhecimento da identidade local, dos símbolos e expressões culturais de Ponta Grossa, da valorização da memória e do patrimônio cultural ponta-grossense. 

O evento online poderá ser acessado pela página no Facebook Pg Memória. Todas as lives da programação serão mediadas por Alberto Portugal. O evento foi criado em 2019 e na 1ª edição, que aconteceu em agosto de 2019 no Parque Ambiental, superou as expectativas tanto de público, quanto de interesse dos segmentos representativos da sociedade que participaram.

Concursos com premiação

Além das lives o evento terá a realização de dois concursos.

História do Amanhã: Trata-se de um concurso cultural destinado a participação de equipes com objetivo de encontrar soluções para a preservação da memória, da identidade e de bens culturais do patrimônio ponta-grossense.

Os participantes, através de suas equipes deverão apresentar uma proposta para tornar possível e mais eficiente a preservação da identidade e da memória local, a partir de respostas para a pergunta base do evento: Como garantir que o passado, suas informações e seus símbolos sejam preservados, respeitados e reconhecidos no futuro? O Concurso História do Amanhã visa promover um ambiente de inovação e colaboração entre o Poder Público e a Sociedade, mesclando conhecimentos da comunidade, o setor público e o mercado, estimulando a criação de soluções que contribuam com o desafio do Governo Municipal em analisar, fiscalizar, reconhecer e preservar bens culturais de Ponta Grossa. As propostas devem ser viáveis do ponto de vista legal e executáveis.

A inscrição deverá ser realizada entre os dias 02 a 20 de Setembro de 2020, através da página www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura. As equipes podem ter entre 2 e 8 participantes. O regulamento completo também está disponível no site. No dia 28, às 19 horas será anunciado o resultado dos três primeiros lugares. A premiação vai de R$500 a R$1.500.

“Ponta Grossa – Qual é a sua saudade?”: Trata-se de um concurso literário promovido pela Academia Ponta-grossense de Letras e Artes que busca selecionar textos de até 3000 caracteres em prosa ou verso para ampla divulgação. Na categoria “Comunidade” poderão se inscrever moradores da cidade de Ponta Grossa, bem como visitantes ou antigos moradores da Princesa dos Campos que por algum motivo tenham sido sensibilizados por um local da região, um momento, uma situação ou uma passagem que provocou nostalgia e saudades e que mereçam ser perpetuados através de um registro de natureza e qualidade literária; membros da APLA poderão inscrever-se na categoria Acadêmicos APLA. Para efetuar a inscrição os textos deverão ser encaminhados para o e-mail: [email protected]. O regulamento completo está no site patrimoniopg.com. O resultado será divulgado no primeiro dia do PG Memória. 

Confira a programação completa:

Dia 24 de Setembro (quinta-feira)

 ● LIVE 1 - 18:30 Abertura do Evento e Roda de Discussão sobre o Patrimônio Histórico-Cultural e a Importância de Preservação, com Jeanine Mafra Migliorini, Leonel Brizolla Monastirsky e Marco Aurélio Monteiro Pereira.

 ● LIVE 2 - 19:30 Grandes Nomes dos Campos Gerais: Personagens da nossa história. Participações de Renata Regis Florisbello, Dionezine de Fátima Navarro e Fábio Maurício Holzmann Maia

 ● LIVE 3 - 20:30 Vantagens e Possibilidades de Reformas em Imóveis Históricos, com Evandro Retamero Rodrigues.

● LIVE 4 - 21:15 Concurso História do Amanhã - 1ª Etapa.

Dia 25 de Setembro (sexta-feira)

 ● LIVE 1 - 18:30 Direito e Tombamento: As Restrições e o Direito de Propriedade em Imóveis Tombados, com Christie Danielle Sikorski.

● LIVE 2 - 19:30 Convença-me: A Importância da Preservação X a opinião de quem é contra, com Bianca Camargo Martins

● LIVE 3 - 20:30 Cinemas de Ponta Grossa, com Nelson Silva Junior.

● LIVE 4 - 21:15 Concurso História Do Amanhã - 2ª Etapa.

Dia 26 de Setembro (sábado)

 ● LIVE 1 - 18:30 Identidade Local - Símbolos e Expressões Culturais de Ponta Grossa. Participações de Marcia Maria Dropa e Rosana Nadal de Arruda Moura.

 ● LIVE 2 - 19:30 Memórias da Ferrovia – Participações de Nisiane Madalozzo, Viviane Caliskevstz e Martha Raquel de Souza Batista.

 ● LIVE 3 - 20:30 Conversa com Estudantes Universitários: Como Registramos o Agora Para o Futuro. Participações de Eduardo Terleski , Gabriel Santos Dib Ferreira, Thalia Edvirgens de Almeida e Mariana Lacerda Marques.

● LIVE 4 - 21:15 Concurso História do Amanhã - 3ª Etapa.

Dia 27 de Setembro (domingo)

● LIVE 1 - 14:00 Concurso História do Amanhã - Apresentação e Avaliação.

Dia 28 de Setembro (quinta-feira)

● 19:00 Concurso História do Amanhã - Resultado no Facebook Pg Memória.

OBS: As lives vão acontecer abertamente para todo o público em facebook.com/pgmemoria, exceto as lives referentes ao Concurso História do Amanhã, estas serão pela plataforma Google Meet, os links serão enviados exclusivamente para os participantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE