PUBLICIDADE

Aos 100 anos, dona Helena dá exemplo de amor à vida

Aos 100 anos, dona Helena dá exemplo de amor à vida
Aos 100 anos, dona Helena dá exemplo de amor à vida -

Com 100 anos recém-completados, dona Helena agora quer aprender a usar tablet para ficar ainda mais próxima da família

Para a maioria das pessoas, um século é apenas um período de tempo, que muitas vezes nem é possível mensurar. Afinal de contas, quanta coisa pode acontecer em cem anos? Pois uma moradora de Ponta Grossa sabe exatamente como é ver tanto tempo passar. Helena do Prado Wiegand nasceu na Fazenda Capão Alto, em Castro, em 9 de janeiro de 1918, e no último fim de semana ganhou uma festa da família para comemorar seu centenário. Elegante, com casaco e lenço, ela se divertiu com netos, bisnetos e trinetos celebrando a vida.

A professora de informática para a Melhor Idade, Andrea de Mattos, é neta da dona Helena e ajudou a organizar a festa. “Ela foi uma das últimas a sair, já era quase 3h da manhã e ela estava lá sentada vendo os jovens dançando, ela adora movimento, adora ter a família por perto”, conta. A família, aliás, está crescendo cada vez mais. Casada com Fritz Wiegand em 1934, dona Helena teve quatro filhas – apenas uma, Maria Helena, está viva hoje, com 73 anos. Apesar da dor das perdas, a vida dela hoje é só alegria: são 16 netos, 23 bisnetos e seis trinetos.

É claro que a idade também trouxe algumas limitações físicas, mas nada que tire a alegria de viver da dona Helena. “Ela depende de alguns cuidados, tem prótese no fêmur e tem dificuldade para andar, mas se deixar, ela fica o dia inteiro em pé”, conta Andrea. Dona Helena também precisa tomar alguns remédios diariamente e deixou de costurar porque a visão já não é mais a mesma, mas a disposição dela, aliada à alimentação bastante natural, fazem com que ela tenha uma saúde muito boa para alguém com 100 anos, com diabetes e colesterol controlados.

Moradora da Avenida Monteiro Lobato, ela gosta de passar o dia na janela observando o movimento dos carros e pessoas. Mas se depender dela, uma nova distração fará parte do dia a dia: a internet. “Os bisnetos criaram um grupo no Whatsapp e deram um tablete para ela, agora ela está decidida a aprender a usar para conversar com a família”, comenta Andrea. “Todas as manhãs ela pergunta para minha mãe quem mandou ‘bom dia’ no grupo da família, e agora ela quer mandar as mensagens, até mandou um áudio para o grupo abençoando os netos e dando bom dia para todo mundo”, completa a neta da Dona Helena.

A vontade de viver é apenas um dos vários ensinamentos que a centenária vovozinha passou para os netos, bisnetos e trinetos. “A união da família e o perdão para a boa convivência são as maiores lições que ela passa para todos, porque ela sempre diz que todo mundo erra. Além disso, ela sempre foi muito católica, então sempre nos orientou a ter fé em Deus”, completa Andrea.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE