PUBLICIDADE

50 anos de 1968: Veja os fatos marcantes desta época

Em 27 de março de 1968, morre o primeiro homem a ir ao espaço/Foto: Divulgação Getty
Em 27 de março de 1968, morre o primeiro homem a ir ao espaço/Foto: Divulgação Getty -

O ano de 1968 foi impactante para o Brasil e o mundo

O contexto era a Guerra Fria entre os países de sistemas capitalista e socialistas, o Regime Militar no Brasil, o assassinato de figuras de importância como Martin Luther King, a Guerra do Vietnã, entre outros acontecimentos históricos. Relembre alguns dos maiores fatos ocorridos na época.

15 DE JANEIRO – TREMOR NA ILHA DE SICÍLIA

Um terremoto de 6.8 graus atingiu a ilha italiana e deixou 230 mortos.

27 DE MARÇO – MORRE O COSMONAUTA IURI GAGARIN

O primeiro homem a ir ao espaço (em 1961) morreu aos 34 anos em decorrência de um acidente aéreo. Um ultraleve comandado por ele e seu copiloto caiu e ambos não resistiram.

28 DE MARÇO - ESTUDANTE EDUARDO LUÍS É MORTO POR POLICIAIS

O estudante foi morto durante uma invasão no Restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro. Segundo os policiais, a ação aconteceu porque eles pensaram que o grupo, que jantava no local no qual aconteciam reuniões e manifestações contra o Regime Militar, pretendia invadir a embaixada dos Estados Unidos. Outro estudante também foi morto. O restaurante foi fechado pela Ditadura e o evento foi o estopim para manifestações populares pedindo a volta da democracia no Brasil.

4 DE ABRIL – MARTIN LUTHER KING É ASSASSINADO

O líder negro e laureado do Prêmio Nobel da Paz de 1964, Martin Luther King foi assassinado a tiros em Memphis, aos 39 anos. O atirador era um segregacionista do sul dos Estados Unidos, James Earl Ray.

4 DE ABRIL – MORRE ASSIS CHATEAUBRIAND

O jornalista, empresário e fundador da TV Tupi morreu aos 75 anos, em São Paulo, vítima de trombose. Ele foi uma das figuras mais influentes do país entre as décadas de 1940 e 1960 e foi o cocriador e fundador do Museu de Arte de São Paulo, o MASP.

1º DE MAIO - GOVERNADOR DE SÃO PAULO É APEDREJADO EM PALANQUE NA PRAÇA DA SÉ

Abreu Sodré, então governador do estado de São Paulo, participou de um comício na Praça da Sé em companhia de seus secretários de Jutiça, Fazenda, Trabalho e Interior. Os políticos foram apedrejados por manifestantes que se opunham à Ditadura Militar.

1º DE MAIO – LANÇAMENTO DO MOVIMENTO TROPICALISTA

A Tropicália surgiu da união de uma série de artistas brasileiros, no contexto do Festival de Música Popular Brasileira. O movimento trouxe várias inovações para o cenário cultural brasileiro, criando jogos de linguagem e letras codificadas. Eles se caracterizavam pelo excesso, roupas coloridas, cabelos compridos e várias influências musicais.

26 DE MAIO – ACONTECE O PRIMEIRO TRANSPLANTE DE CORAÇÃO REALIZADO NO BRASIL

O Dr. Euryclides de Jesus Zerbini foi o quinto médico do mundo a executar a operação. Ele transferiu o coração de um homem morto em um atropelamento para o corpo de um lavrador conhecido como João Boiadeiro, que sobreviveu por 28 dias após a operação (na época, medicamentos anti-rejeição ainda não existiam). Zerbin realizou ainda mais dois transplantes na mesma década.

5 DE JULHO – O MINISTRO DA JUSTIÇA PROÍBE MANIFESTAÇÕES NO PAÍS

Luís Antônio da Gama e Silva foi quem emitiu ordens para que não houvessem mais protestos em todo o Brasil, muito embora as ações tenham continuado, com forte represália da polícia. Ele também foi o redator do Ato Institucional Nº 5, que entrou em vigência em dezembro.

13 DE JULHO - BRASILEIRA MARTHA VASCONCELLOS É ELEITA MISS UNIVERSO

Formada em psicologia, ela foi a segunda e - até então, última - brasileira a ser coroada como Miss Universo. Antes de conquistar o mundo, ela foi eleita Miss Bahia e, obviamente, Miss Brasil, títulos obtidos no mesmo ano.

11 DE SETEMBRO - LANÇAMENTO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DA REVISTA VEJA

Em 11 de setembro foi lançada a revista Veja, atualmente uma das maiores publicações do Brasil. Sua primeira capa diz: ‘O Grande Duelo no Mundo Comunista’. Na época, a revista era chamada de ‘Veja e Leia’.

8 DE OUTUBRO - ATRIZ NORMA BENGELL É SEQUESTRADA PELO EXÉRCITO

A celebridade foi interrogada e espancada por cinco horas, respondendo perguntas sobre "a subversão na classe teatral". Ela foi levada de São Paulo e solta, posteriormente, no Rio de Janeiro. Morreu em 2013, vítima de câncer de pulmão.

5 DE NOVEMBRO - RICHARD NIXON TORNA-SE PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS

O advogado e político venceu as eleições presidenciais nos Estados Unidos em 1968. Foi o primeiro presidente norte-americano a, posteriormente, renunciar ao cargo. Ele acabou com o envolvimento do país na Guerra do Vietnã e teve um expressivo impacto diplomático.

13 DE DEZEMBRO: PRESIDENTE ARTUR DA COSTA E SILVA DECRETA O ATO INSTITUCIONAL N° 5

O Ato Institucional Número Cinco (AI-5) foi um decreto emitido pelo Presidente Artur da Costa e Silva. Entre suas consequências estiveram a perda de mandatos de parlamentares contrários ao regime e a suspensão de garantias constitucionais para os cidadãos brasileiros. 

Informações MSN Notícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE