Pipas contribuem na aprendizagem folclórica de classe em Jaguariaíva
O quinto ano A da Escola Municipal Professora Rosa Collete da Rocha Leite, em Jaguariaíva, da professora Luciana Washington Freitas de Oliveira, desenvolveu um trabalho com a apostila sobre atividades folclóricas. A docente cita que foi estudado um texto onde os alunos conheceram um pouco sobre pipas, seus variados nomes dependendo de cada região, além de cuidados que devem ser tomados ao as soltar.
“Aprendemos as regras para não fazer nada que ofereça riscos, como soltar pipa perto de fios elétricos, nem usar cerol para não machucar outras pessoas. Seguimos o modo de fazer das pipas e confeccionamos em sala. Algumas crianças apresentaram dificuldades na realização da atividade, mas foram ajudadas pelos outros colegas. Concluímos a atividade e saímos brincar, pois na nossa escola temos um ótimo espaço para empinar pipas”, aponta a educadora.
O tema, vale destacar, já ocorreu em diversas da região, como em Ponta Grossa e Reserva, onde os alunos puderam desenvolver ações do gênero com propostas parecidas, além da diversão e conhecimento adquiridos com essa tradicional brincadeira.