2609-ESP-0202

Foto: Divulgação

Mais de 20 milhões de jovens poderão ir às urnas em outubro

Onúmero de jovens eleitoras e eleitores cresceu significativamente em 2024. Com um aumento de 78% no alistamento eleitoral desse público em comparação a 2020, mais de 1,8 milhão de pessoas de 16 e 17 anos estarão aptas a votar facultativamente no pleito de outubro. A faixa etária de 18 a 24 anos soma 18,3 milhões de votantes, reforçando a possibilidade de uma grande participação do público jovem nas eleições deste ano. Em 6 de outubro, no 1º turno das Eleições Municipais de 2024, um total de 155.912.680 eleitoras e eleitores poderão ir às urnas para eleger representantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Desses, 20.164.525 têm entre 16 e 24 anos, o que representa 12% do eleitorado, sendo 10.219.777 mulheres (51%) e 9.944.748 homens (49%). Entre os jovens de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo, 1.836.081 eleitoras e eleitores estão inscritos para votar.

Campanha do TSE

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, apresentou a campanha “Pela democracia, com todas as diferenças”, que pretende difundir o espírito de união e o respeito a quem pensa diferente nas Eleições Municipais de 2024. A ministra agradeceu aos parceiros que ajudaram a difundir mensagem de pacificação e cultivo da democracia.

Força Federal

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sessão administrativa realizada nessa quarta-feira (25), aprovou, por unanimidade, o envio de apoio da Força Federal para a garantia da segurança no 1º turno das Eleições Municipais de 2024 – marcado para 6 de outubro. A decisão foi dada na análise de 53 processos que versam sobre requisição de Força Federal em localidades de 12 estados brasileiros.

Ilícito eleitoral

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou resolução que explicita o ilícito eleitoral de prática de apostas – incluídas on-line – cujo objeto envolva resultado das eleições. A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, propôs as alterações, aprovadas por unanimidade pelo Plenário, porque era necessária a clareza das normas do Código Eleitoral para a sua perfeita aplicação.

Fato ou boato?

Nessas eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece uma ferramenta para reforçar o combate à desinformação. A página Fato ou Boato estimula a divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos. A iniciativa integra o Programa de Enfrentamento à Desinformação, que atualmente mobiliza mais de 70 instituições.

Desemprego cai

Em pronunciamento nesta terça-feira (24), o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) comemorou a redução da taxa de desemprego no Brasil, que, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE, caiu para 6,8% no trimestre encerrado em julho de 2024. Segundo o parlamentar, esse é o menor índice registrado para o período desde o início da série histórica em 2012

Termo de cooperação

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assina hoje (26) um termo de cooperação técnica entre o Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, em Curitiba, e a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) para ampliar os atendimentos, aprimorar as técnicas terapêuticas e incorporar protocolos inovadores à unidade hospitalar.

Prioridade zero

O líder do PSD na Câmara, deputado Antonio Brito, disse nesta quarta-feira (25) que pretende manter sua candidatura à presidência da Câmara independentemente da intenção de adversários. Aliados do deputado federal Hugo Motta (Republicanos) defendem que o parlamentar busque um acordo com Brito. A ideia é que o movimento aconteça após as eleições municipais.

Reeleição de Lula

A disputa pela presidência da Câmara dos Deputados antecipa movimentos de olho nas eleições de 2026. A confirmação do líder do Republicanos, Hugo Motta (Republicanos-PB), como candidato obrigou uma guinada no movimento de adversários. Fontes do Planalto e do União Brasil confirmaram que o partido ofereceu ao governo aliança nacional para 2026 em troca de apoio.

Mutirão na Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná sedia nesta quinta-feira (26) o primeiro mutirão de orientação jurídica voltado às questões de saúde. O atendimento, promovido pela Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), ocorre entre as nove e 15 horas no Plenarinho do Poder Legislativo. O serviço é gratuito e aberto às cidades vizinhas. Os participantes serão atendidos por ordem de chegada..

Campos Gerais

Capa

Cotidiano

Dinheiro

Espaço Público

Esportes

Mix

PG Competitiva

Política

Vamos Ler