Cooperativas fazem ‘Desafio da Cevada’
A Capal Cooperativa Agroindustrial sediou, em Arapoti, a 4ª edição do ‘Desafio da Cevada’, que reuniu representantes de seis cooperativas
Yasmin Musa Qasen
A Capal Cooperativa Agroindustrial sediou, entre 13 e 14 de agosto, na cidade de Arapoti, a 4ª edição do ‘Desafio da Cevada’, que reuniu representantes de seis cooperativas que integram a Maltaria Campos Gerais. O encontro discutiu os benefícios econômicos da cultura, manejo, mercado, viabilidade, entre outros temas de extrema relevância. O evento contou com a participação de 230 cooperados e funcionários das cooperativas Capal, Agrária, Bom Jesus, Castrolanda, Coopagrícola e Frísia.
Adilson Roberto Fuga, presidente executivo da Capal, afirma que a cooperativa aceitou o desafio de organizar o evento. “Assumimos o evento, e preparamos da melhor forma possível para receber as seis cooperativas aqui em Arapoti. Um ponto muito importante para a realização deste evento foi a questão da segurança, minimizando os riscos para todos os participantes”, celebra Fuga.
Eraldo André Gebeluca, cooperado da Coopagrícola, cooperativa sediada em Ponta Grossa, sentiu segurança e tranquilidade durante o trajeto de campo, que apresentou variedades da cevada e explicações técnicas sobre o cultivo do cereal. “O pessoal organizou tudo perfeitamente, foi tudo bem programado”, parabeniza Gebeluca.
Nesta edição, além das apresentações sobre o mercado e perspectivas para a cevada, foram abordados temas técnicos como o controle de pragas e de doenças, manejo nutricional e novas cultivares.
O evento acontece anualmente de maneira itinerante, alternando entre as cooperativas Agrária, Bom Jesus, Capal, Castrolanda, Coopagrícola e também a Frísia, além também da Fundação ABC e a Fapa.