Governo reconhece emergência no Rio
O governo federal reconheceu nesta segunda-feira (15) situação de emergência na cidade do Rio de Janeiro e em mais três municípios fluminenses – Belford Roxo, Nova Iguaçu e São João do Meriti – atingidos por fortes chuvas neste fim de semana. Com a medida, os municípios podem solicitar recursos federais para ações de apoio à população, como reconstrução de ruas, vias e casas destruídas pelos temporais. Em 24 horas, as tempestades causaram 12 mortes e deixaram 600 pessoas desalojadas.
Fake News
A Prefeitura de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, precisou ir a público desmentir uma notícia falsa que circulou na segunda-feira (15), causando tumulto em Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Segundo a informação fraudulenta, os Cras do município estariam distribuindo R$ 1 mil às famílias atingidas pelos temporais que causaram estragos no Grande Rio durante o fim de semana.
Vacinação dengue
O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (15) que irá priorizar a faixa etária de 6 a 16 anos na aplicação da vacina contra a dengue. O país irá adquirir 5,2 milhões de doses da Qdenga, fabricada pelo laboratório japonês Takeda, além de receber doações. O quantitativo irá possibilitar vacinação de até 3 milhões de pessoas, já que o esquema vacinal prevê duas doses.
Melhora no SUS
O Conselho Nacional de Saúde, que monitora as políticas públicas do setor no país, aprovou a criação da Política Nacional de Cuidados Paliativos no Sistema Único de Saúde (SUS). A resolução, publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (15), dá início à estruturação do serviço em todo o país. Em 2023, o Ministério da Saúde iniciou debate com a sociedade e os gestores de estados e municípios.
Bolsa família
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Socialvai unificar o pagamento do Bolsa Família para os beneficiários em locais com decretos de calamidade nas regiões atingidas pelas chuvas do Rio de Janeiro. Os pagamentos ocorrerão nesta quinta-feira (18). Segundo a pasta, dessa forma, os beneficiários da capital fluminense podem sacar a parcela de janeiro no primeiro dia de transferências.