1601-ESP-0202

Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

Ratinho Jr. quer trazer ainda mais

inovação para o Estado do Paraná

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), recebeu nesta segunda-feira (15), no Palácio Iguaçu, o embaixador indiano no Brasil, Suresh Reddy, para fortalecer os projetos conjuntos na área de tecnologia e inovação. "Queremos nos tornar, no Brasil, o que a Índia representa para o mundo em termos de tecnologia e inovação. E, para isso, desejamos fortalecer os laços com o país e avançar cada vez mais nessa área", afirmou Ratinho Junior. Além da reunião com o governador Ratinho Junior, o embaixador da Índia também visitou o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) na tarde desta segunda-feira. "Estamos investindo desde a base para ser um celeiro de novos talentos no setor de tecnologia, que mesmo pagando muito bem, enfrenta carência de mão de obra. É apostando na inovação que desenvolveremos ainda mais o nosso estado do Paraná, que já é considerado o mais inovador de todo o Brasil", destacou o governador do estado, Ratinho Junior.

Eleições 2024

Uma reunião realizada no Tribunal de Contas do Estado do Paraná, marcou o início das discussões sobre procedimentos que serão adotados em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). Da reunião participaram os desembargadores Wellington Emanuel Coimbra de Moura, Marcel Guimarães Rotolli de Macedo, Guilherme Hernandes Denz e Thiago Paiva dos Santos.

Relação de gestores

Cabe ao TCE-PR, cumprindo determinação legal, encaminhar até a metade do ano à Justiça Eleitoral a relação de gestores de recursos públicos que tiveram contas julgadas irregulares nos últimos oito anos e com decisões já transitadas em julgado. A lista serve de base para o TRE-PR analisar os pedidos de registro de candidaturas, validando-as ou não, para o pleito previsto para este ano.

Mesários voluntários

Os eleitores e as eleitoras maiores de 18 anos, desde que estejam em dia com a Justiça Eleitoral, podem se inscrever pela internet para serem mesários voluntários. O cadastro é feito por formulário, no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), ou pelo aplicativo e-Título. As eleições municipais estão marcadas para 6 de outubro.

Dica do Tribunal

Para realizar a inscrição via formulário, é necessário informar CPF, nome completo, endereço, e-mail e telefone para contato. Já pelo aplicativo, o eleitor deve baixá-lo no seu celular e, após o login, clicar na aba “Mais opções”, na opção “Mesário voluntário” e confirmar a inscrição. O e-Título está disponível para download nas plataformas iOS ou Android.

Sugestões do eleitor

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebe até a próxima sexta-feira (19) sugestões sobre as regras que vão valer para as eleições municipais de outubro. Ao todo, são 10 temas sob consulta, que devem ser regulados por resoluções eleitorais a serem votadas pelos ministros da Corte. No portal do TSE, os interessados podem encontrar a minuta da resolução sobre inteligência artificial e também sobre os outros nove temas.

Inteligência artificial

Entre os temas mais sensíveis está a regulamentação do uso da inteligência artificial no contexto das eleições. Um dos objetivos é evitar a circulação de montagens de imagens e vozes produzidas por aplicativos de inteligência artificial para manipular declarações falsas de candidatos e autoridades envolvidas com a organização do pleito.

Leite importado

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou em dezembro o Projeto de Lei Complementar (PLP) 217/23, que proíbe a concessão de qualquer benefício fiscal a pessoas jurídicas que usam leite e derivados importados para a fabricação de produtos. A proposta altera ainda as leis complementares

Minha Casa, Minha Vida

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei prevendo prioridade de atendimento no Programa Minha Casa, Minha Vida às famílias que possuam dependentes que nasceram com a síndrome congênita do zika vírus ou com microcefalia. O relator apresentou substitutivo para unificar em um só texto o projeto original e os apensados.

Perda financeira

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou em novembro o projeto de lei que inclui no Código Civil a possibilidade de o juiz fixar pensão para compensar queda econômica no padrão de vida após divórcio ou fim de união estável.

Campos Gerais

Capa

Cotidiano

Dinheiro

Espaço Público

Esportes

Mix

Política