1601-ESP-0201

Reforçar ações contra os asilos clandestinos é imprescindível

A sociedade reagiu com indignação os maus tratos sofridos pelos idosos resgatados pela Polícia Militar, no fim de semana, de um asilo clandestino localizado na região de Uvaranas. As responsáveis pelo local foram presas e responderão a processo criminal. As pessoas encontradas no local estão sendo encaminhadas aos familiares. A maioria tem parentes na região metropolitana de Curitiba.

São desafios do poder público adotar medidas para evitar que idosos e suas famílias sejam vítimas de pessoas mal intencionadas e despreparadas. É importante, de agora em diante, que as autoridades municipais reforcem a fiscalização e deflagrem campanhas para estimular a população a denunciar esses espaços que funcionam inadequadamente, às margens da lei.

Especialistas ressaltam que cada vez mais são criados estabelecimentos que se dizem “casas de repouso para idosos” que, no entanto, consistem em locais que submetem os idosos a condições precárias e desumanas. Muitas clínicas são abertas por pessoas comuns, sem formação específica, que veem isso como uma oportunidade de renda e, muitas vezes, retém, inclusive, os benefícios de aposentadoria dos idosos.

Porém, vale lembrar que o Conselho de Enfermagem, o Estatuto do Idoso, o Ministério Público e a Vigilância Sanitária do Município exigem inúmeros requisitos para que um Centro de Convivência para Idosos/ Casa de Repouso seja considerado regular e, principalmente, não submeta os idosos a maus tratos (tais como, violência física e psicológica, falta de alimentação e sujeira) e abandono.

A situação verificada no fim de semana é extremante grave não pode ficar impune. A Fundação de Assistência Social destaca que três idosos foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), logo após a descoberta da ILPI clandestina, mas que já foram liberados. Uma com evidências de violência e outras duas devido a questões relacionadas à ansiedade.

Ontem (15), uma idosa também foi encaminhada para atendimento médico, devido a problemas de pressão, somado ao fato de não ter prescrição médica por ter sido retirada às pressas do espaço clandestino, para então ser medicada de maneira adequada.

Os familiares devem ficar atentas a várias questões quando procurarem um desses locais. Um primeiro passo é definir que tipo de instituição deve ser contratada. As Instituições de Longa Permanência são destinadas ao acolhimento de idosos saudáveis. O segundo aspecto a ser observado é se a instituição tem cadastro e licença de funcionamento na Vigilância Sanitária do município. Também é importante garantir a celebração de um contrato entre o idoso ou sua família e a instituição. Esse contrato deve ter todas as informações sobre o serviço a ser prestado.

Campos Gerais

Capa

Cotidiano

Dinheiro

Espaço Público

Esportes

Mix

Política