Orli de Cristo inaugura em março novo hospital de Ivaí
Prefeito destaca série de investimentos realizados no município. Além do hospital, Poder Executivo está ampliando também o quadro de médicos que irão atender a população nos postos de saúde
Orli de Cristo: prefeito do município de Ivaí reforça que investimentos na área de saúde possibilitam oferta maior de serviços
Portal aRede
Luciana Brick
regiao@grupoarede.com.br
O município de Ivaí, nos Campos Gerais, se prepara para a inauguração do Hospital Municipal Vicente Grochoski. As obras de construção estão em fase final e assim que o prédio estiver pronto a administração municipal fará a transferência do mobiliário e a compra de equipamentos que serão necessários, os quais já estão sendo licitados. A previsão é que o hospital, construído em parceria com o Governo do Estado, entre em funcionamento em março deste ano.
Segundo o prefeito de Ivaí, Odir de Cristo, a saúde está em fase de expansão. O número de médicos também aumentou, passando para 16 profissionais. “Algumas pessoas não eram atendidas devido ao tamanho da fila porque tinham poucos médicos e a população é grande. Hoje, eu quero dizer para a população de Ivaí que temos 16 profissionais. Aumentamos agora, nesses cinco meses que estamos na Prefeitura, em mais quatro médicos, ainda terá fila, mas o atendimento agora é com 16 médicos”, diz.
Além de destacar a saúde, o prefeito, que fez um balanço de 2023, falou sobre a assistência social, lembrando que mais de 200 famílias perderam as lavouras após as fortes chuvas que atingiram o Estado, em outubro do ano passado. “Tivemos a maior enchente, com muitas famílias perdendo os móveis e casas sendo alagadas. Além disto, no nosso município muitas famílias perderam as plantações de trigo, de feijão, milho, soja e fumo. Famílias que tiveram as casas inundadas foram poucas, 25, mas as que perderam as lavouras foram 209”, contabiliza.
O prefeito lembra que foi necessário decretar emergência. “No primeiro momento, saímos a campo com seis equipes para ver o que havia acontecido. As equipes fizeram um levantamento, viram que as famílias perderam tudo ou quase tudo, perderam os móveis e corremos atrás de algum recurso. Através do deputado Aliel Machado, o qual é um companheiro nosso, que é um grande companheiro de Ivaí, ele conseguiu na Itaipu Binacional um valor de R$ 160 mil revertido em móveis. Compramos para as 25 famílias que perderam e que precisavam na casa de camas, guarda-roupas, mesa, geladeira e fogão. Deu um valor de R$ 6.400 por família de móveis que entregaremos nos próximos dias”, conta.
AVALIAÇÃO
Orli avalia que a atual gestão municipal está sabendo como trabalhar e o que povo precisa. “Sabemos onde estão os problemas, temos feito um levantamento do que é mais preciso. O agricultor, o comerciante, as famílias que estiverem precisando de alguma coisa, nos procurem”, diz.