Uma das construtoras mais tradicionais de Ponta Grossa, quando se fala de edifícios, é a Miquelão. Fundada em meados da década de 1980 por José Miquelão Sobrinho, a empresa sempre focou na edificação de prédios, conquistando o reconhecimento de mercado e um grande know-how na área. Hoje, são 28 empreendimentos entregues pela Construtora Miquelão na cidade, que totalizam mais de 100 mil m² de área construída, distribuídos em aproximadamente 600 unidades residenciais.
Fábio Miquelão, diretor comercial da construtora, lembra que os primeiros anos da empresa foram difíceis, marcados por um período de instabilidade econômica em âmbito nacional, diferente do que se tem hoje. “A construtora pegava os recursos, e ao investir, com a inflação galopante, havia o medo de não se conseguir concluir a obra. Então foram prédios construídos com muito sacrifício”, recorda. Isso aconteceu nos 10 primeiros anos da empresa, entre 1984 e 1994, quando entrou em vigor o Plano Real, período em que 8 projetos foram concluídos. “Então a partir de 1994, com a economia mais estável e dinâmica, conseguimos solidificar a empresa no mercado através da construção de prédios mais vistosos, mais belos”, completa Miquelão. Esses últimos anos foram os mais especiais para a construtora, período em que foram construídos e entregues seis edifícios, todos mais altos, entre 15 e 30 pavimentos: o Residencial Palatino (Centro), Campidoglio (Centro), Palazzo Murano (Órfãs), Palazzo Ferrara (Centro), Palazzo Duacale (Órfãs), Benevento Residenziale (Centro). “Os últimos 10 anos foram de consolidação da Miquelão, com produtos de destaque no mercado, mais belos arquitetonicamente, completos em estrutura de lazer, sofisticados em termos de acabamento, e mais alto valor agregado”, ressalta o diretor. Em outubro do ano passado, a Construtora Miquelão entregou o Palazzo Ducale, com 23 pavimentos, projeto que chama a atenção por sua sofisticação e sua arquitetura única. Antes dele, entregou o Benevento, caracterizado pelo jardim vertical em sua fachada. “O Palazzo Ducale reúne todas as características que os ponta-grossenses estão buscando em um projeto como este. Ele tem área de lazer vasta, arquitetura diferenciada, que passa pela sofisticação com o porte-cochère, entrada com pé direito duplo, áreas de lazer decoradas e mobiliadas, e dessa forma atendeu aos anseios do público”, frisa Miquelão. Agora, a empresa constrói seu maior e mais luxuoso projeto, o Terrazza Riserva, no Bairro Estrela. Um dos empreendimentos residenciais mais exclusivos na cidade, com suas linhas contemporâneas, vai contar com algo que foi muito aceito em outro projeto (Benevento), e expandido por toda sua extensão: a inserção de vegetação e paisagismo em todos os andares. “Vamos repetir e ampliar essa característica inédita em Ponta Grossa, distribuindo ao longo de toda a torre, floreiras”, resume. E completa com uma característica que chamará a atenção de quem passar pela frente do projeto: uma queda d’água interna. “Vai ter uma cascata vertendo da área de lazer, do sexto pavimento, para o quarto, na fachada do prédio. E toda área de lazer vai ter pé direito ampliado, com 4,5 metros do piso ao teto. Os elevadores serão privativos, e os moradores vão desembarcar direto dentro do apartamento”.
Para o futuro, a empresa projeta dois novos empreendimentos de alto padrão, com altura entre 23 e 30 pavimentos. Um deles será instalado na região da Avenida dos Vereadores, ao lado do Colégio Positivo, ao passo que o outro será edificado no Centro, praticamente ao lado da catedral. “Nosso objetivo é continuar inovando, trazendo sempre a arquitetura mais atual e mais em voga na cidade, para agregar mais valor ao cliente. E continuar com os princípios que nos trouxeram até aqui, que é o tratamento preferencial, personalizado ao cliente, prezando pela qualidade, cumprindo os prazos de entrega, e a satisfação pós-obra”, encerra Miquelão.