2910-POL-0501

PLEITO >> MUNICÍPIO TEM 7.646 ELEITORES APTOS A VOTAREM

Teixeira Soares tem três candidatos na disputa pela Prefeitura em 2020

Atual prefeito e chefe do Executivo Municipal entre 2009 e 2016 estão na disputa, junto a candidato estreante do PSOL

Trajetória. Lula Thomaz tenta reeleição, Muller quer voltar à Prefeitura e Jackson Ramos estreia no pleito | Fotos: Divulgação

DHIEGO TCHMOLO

[email protected]

Com uma economia focada na agropecuária, Teixeira Soares apresentou forte crescimento no potencial de consumo entre 2019 e 2020, destacando-se na região dos Campos Gerais: subiu 95 posições no ranking nacional, enquanto no Paraná a escalada foi de 8 colocações. Dessa forma, a disputa pela Prefeitura de Teixeira Soares será decidida pelos 7.646 eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no pleito que ocorre em novembro.

Para 2020, são três chapas que disputam o Executivo Municipal. A primeira é formada pelo atual prefeito de Teixeira Soares, Lucinei Carlos Thomaz, o Lula Thomaz (PSD), que traz novamente a vice Juliana Belinoski (PSL), em busca da reeleição no município. O candidato conta com apoio do Governo do Estado, sendo do mesmo partido do governador Ratinho Junior. A coligação de Lula, ‘Teixeira Soares nos Trilhos do Progresso’, conta com os seguintes partidos: PSD, Podemos, PSC, PSB, PSL e PV. Em 2016, o atual prefeito de Teixeira Soares foi eleito com 59,96% dos votos válidos (3.890 votos), contra o único adversário à época, Leonel Emiliano de Moraes, com 40,04% (o que representa 2.598 votos). Quem também aparece na disputa é o ex-prefeito Ivanor Muller (PP), que foi sucedido exatamente pelo atual chefe do Executivo em 2016. O candidato volta ao pleito em 2020 após comandar a Prefeitura em dois mandatos: eleito em 2008 e 2012. Na última eleição que disputou, o agricultor (seu ofício fora da política), fez 62,81% dos votos válidos em Teixeira Soares. A coligação de Muller, ‘Experiência, Respeito e Compromisso’, tem a composição com os partidos PP, Solidariedade, PROS, PSDB e PT. Como candidato a vice-prefeito, o candidato terá o nome do empresário Ademilson Pires (PROS). Para fechar a disputa pela Prefeitura, os agricultores Jackson Ramos, como prefeito, e Joel Scepanski, como vice, são os postulantes ao pleito em chapa pura pelo PSOL.

Capa

Cotidiano

Dinheiro

Espaço Público

Mix

Política