2910-ESP-0201

Câmara aprova pagamento integral para os estagiários

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (PMPG) aprovou nesta quarta-feira (28), em duas discussões, o projeto de lei 260/2020. De autoria do próprio Executivo, o texto autoriza o pagamento integral dos estagiários da própria Prefeitura. Desde o começo da pandemia, estagiários(as) tiveram 50% da bolsa cortada - parte deles teve o expediente também diminuído.

Legislativo esperava projeto há meses

No projeto, os vereadores autorizam a Prefeitura a pagar integralmente a bolsa dos estagiários que tiveram o expediente reduzido desde o começo da pandemia. O envio da iniciativa era prometido pela Prefeitura há meses e vinha sendo cobrado por vereadores, como o parlamentar Geraldo Stocco (PSB). Os parlamentares votaram e aprovaram o texto em duas rodadas, realizando a segunda votação em uma sessão extraordinária.

Votação em sessão extra da Câmara

A sessão extra foi convocada a pedido de Stocco, defensor da pauta dos estagiários. O corte de pagamento atingiu estagiários dos diversos setores e vinha também gerando questionamentos nas redes sociais. O projeto tramitou em regime de urgência e deverá ser sancionado de forma imediata pelo prefeito Marcelo Rangel (PDSB) e, em seguida, publicado em forma de lei no Diário Oficial.

Presidente tem que fazer ‘chamada’

Antes do início da sessão do Legislativo Municipal nesta quarta-feira (28), o presidente da Casa de Leis, Daniel Milla (PSD), teve que fazer ‘chamada’ para ter quórum antes da sessão ordinária. Com pouquíssimos vereadores no plenário, Milla teve que fazer ‘chamada’ e lembrar os parlamentares que a falta de resposta acabaria ocasionando desconto no salário.

Pauta amena e votações sem polêmicas

Na prática, o assunto na Câmara tem sido as eleições municipais - basicamente todos os parlamentares estão envolvidos nas suas próprias campanhas ou nas campanhas de prefeituráveis. Com isso, os atrasos nas sessões tem sido cada vez mais frequentes no Legislativo princesino nas últimas semanas.

Debate sobre projetos do Executivo

Com isso, os poucos projetos de importância que tem ido à pauta tratam de questões propostas pelo Executivo Municipal. Sem pareceres das comissões, o presidente Daniel Milla não tem conseguido montar a pauta com projetos dos vereadores. Boa parte das iniciativas votadas tratam apenas de nomes de ruas e títulos comemorativos.

Capa

Cotidiano

Dinheiro

Espaço Público

Mix

Política