0412-ANU-12802

José Sebastião Fagundes Cunha Filho

Mestre em Direito PUC/SP;Diretor Geral do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE)

O DESAFIO DO ENSINO DO DIREITO NO SÉCULO XXI

A educação, de um modo geral, atravessa um momento importante na história do Brasil. Com a consolidação das novas tecnologias - muitas delas empregadas na otimização do ensino – o objetivo maior agora visa o salto da formação meramente técnica para a formação prática.

As universidades, de um modo geral, mais do que zelar pela qualidade dos trabalhos acadêmicos produzidos e preparar os futuros profissionais para o mercado de trabalho, devem estar preparadas para estimular também a cidadania de seus alunos, com senso crítico. Este processo se desenrola ad itinere, levando em consideração o comprometimento do futuro profissional com a realidade que o circunda.

A ciência jurídica, mais do que uma profissão, é uma verdadeira arte. Os mentores do Direito do século XXI devem buscar – muito mais do que uma extensa produção acadêmica – levar para o ambiente universitário sua paixão e descobertas práticas acerca do universo jurídico, adquirido através de longa experiência em seus escritórios, repartições e segmentos que atuam profissionalmente. Um profissional dedicado, quando carrega para os bancos universitários suas descobertas pessoais e práticas comuns, colabora para a instalação in pectore de profissionais preparados com técnica, aptos para a burocracia, mas também humanos e conhecedores da realidade em que estão inseridos no campo profissional jurídico.

O desafio é imenso e levar-se-á algum tempo para que se transponham barreiras perceptíveis no cotidiano do ensino jurídico. O caminho, apesar de longo, já está sendo percorrido e a escolha de cursos que tragam uma proposta humana e prática da ciência jurídica favorecem uma formação mais completa tanto profissional quanto cidadã.

Anuario

Anuario Direito