1612-ANU-1801

Mídias digitais levaram novos conceitos às salas de aula nos cinco municípios

Professores e alunos puderam ver suas produções na íntegra nos blogs escolares

Com uma proposta de aliar os meios digitais junto à educação, o Vamos Ler - Geração Digital e as escolas participantes do projeto puderam colher bons resultados em 2017. De forma interdisciplinar, os docentes tinham liberdade no envio de materiais, seguindo apenas algumas orientações técnicas: um relatório simples da atividade e uma foto que ilustrasse a matéria, além da possibilidade de envio de vídeos. Assim, 65 profissionais da educação puderam ser certificados nos cinco municípios da região dos Campos Gerais - Ponta Grossa, Jaguariaíva, Imbituva, Tibagi e Carambeí.

O projeto começou em março, com as oficinas que capacitaram os professores e pedagogos, mostrando as novas diretrizes para o Vamos Ler em 2017 - principalmente acerca do conceito ‘Geração Digital’. O objetivo era mostrar a importância do uso consciente da internet, principalmente para escapar de perigos virtuais como falsas informações e notícias. Assim, todas as atividades enviadas até a coordenação do projeto eram acompanhadas e monitoradas, permitindo que comunidade escolar, pais, amigos e todos os leitores do portal aRede pudessem conhecer mais sobre o que os professores desenvolvem em sala de aula.

O papel dos apoiadores foram fundamentais: governo, administrações municipais e empresas do setor privado permitiram que escolas tivessem a oportunidade de trabalhar com um tema tão importante, como as mídias digitais. Delimitando apenas turmas de 5º ano nos cinco municípios - outras séries também participaram, em menor escala - foi possível trazer os conceitos para uma geração que já nasceu com dispositivos móveis de última geração os cercando há todo momento.

Através desta bela relação entre mídia e educação, o Vamos Ler - Geração Digital, das oficinas, passando pelas atividades e concluindo com as premiações, exerceu novamente o papel de criar cidadãos críticos e que puderam ser autores de conteúdo digital, buscando melhorar a qualidade do ensino e, consequentemente, do que circula nas mídias digitais.

Anuario Educação