1612-ANU-1401

Vamos Ler completa 10 anos unindo mídia e educação nos Campos Gerais

Idealizado em 2008, projeto do Jornal da Manhã iniciou com impressos em sala de aula e, neste ano, passou a ser digital, sendo vinculado ao portal aRede

Formar alunos críticos e em contato com as novas tecnologias. Este foi o principal objetivo do Vamos Ler – Geração Digital em 2017, que carrega uma longa tradição de uma década em produções que mostram a importância de unir duas áreas tão importantes: a mídia e a educação. Tudo teve início em 2008, quando o Jornal da Manhã apresentou seu projeto de jornais impressos nas escolas, com foco no município de Ponta Grossa. O que antes era reservado ao maior município dos Campos Gerais, foi se expandido.

Durante nove anos, de 2008 até 2016, o Jornal da Manhã foi a principal ferramenta para levar a mídia até alunos de diferentes idades e anos escolares. Na região, vários municípios começaram a ser parceiros do que hoje é o maior projeto de mídia e educação dos Campos Gerais. Mas, com as mudanças que a tecnologia trouxe nos últimos anos, surgiu a necessidade de formular uma nova ideia para o Vamos Ler: foi assim que chegamos ao Geração Digital.

Neste ano, as produções que antes eram realizadas e divulgadas pelo Jornal da Manhã passaram a integrar o portal aRede. Assim, o projeto se consolida com uma década, mais de 40 mil alunos e grandes conquistas. Em 2010, sob orientação do Vamos Ler, a turma do 5º ano da Escola Fulton Vitel Borges de Macedo (Ponta Grossa) e a professora Lourdes Stafin dos Santos, conquistaram o primeiro “Prêmio Mundial sobre Liberdade de Imprensa”, promovido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA). O Vamos Ler recebeu o prêmio “Menção Especial” na categoria “Conectando com o Celular”, no Prêmio Jovens Leitores 2011; no mesmo ano, orientados pelos Vamos Ler, alunos e professores do Ensino Médio do Colégio Sesi Ponta Grossa-PR venceram o Concurso Nacional de 2011, promovido pela ANJ.

Anuario Educação