1612-ANU-0401

O desafiador 2017

As dificuldades são grandes em todas as áreas, mas imaginemos os desafios na área da Educação, que é lugar comum tanto para a evolução quanto, principalmente, à redenção de uma sociedade. É neste momento que fica mais evidente a importância de agirmos em grupo e em uníssono, por isso o objetivo desta gestão frente ao Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR) é o de fortalecer a instituição para que tenhamos cada vez mais voz.

Esse fortalecimento passa pelo aumento sistemático de associados, mas também pela unificação de discurso, mostrando a todas as esferas de nosso Estado a importância dessa coadunação, pois temos o intrínseco compromisso moral de fazer ecoar as boas práticas educacionais e, principalmente, as necessidades deste setor do qual depende o futuro de nossa Nação.

Nesse primeiro ano de gestão percorremos o Paraná por duas vezes, na primeira abordando a inclusão de estudantes com necessidades especiais. Na segunda incursão tratamos sobre os sentimentos em sala de aula e também das novas configurações familiares, assuntos de extrema importância para o ambiente escolar. Além disso, foi abordada a necessidade do contato direto dos gestores e professores com os profissionais do Sinepe/PR, a fim de estreitar as relações e tornar ainda mais eficaz a ação contida em nosso discurso. Nesse período conseguimos ampliar o número de associados em quase 10%, realizamos uma série de cursos com renomados profissionais, ampliamos o projeto de reciclagem no qual envolvemos nossos estudantes para conscientizá-los e trouxemos novas metodologias, como, por exemplo, com o nosso primeiro Hackathon. A maratona envolveu um grande número de jovens com o ímpeto e a gana de inovar processos e metodologias com as quais podemos ser mais assertivos com essa geração que encontra-se nos bancos escolares, que tem características pessoais muito diferentes e que, com certeza, nos farão pensar a Educação de forma diferente. Ainda nos propusemos a discutir algo até então relegado, especialmente pelo desafio de buscar explicar um sentimento. Realizamos um Fórum da Felicidade, para discutir uma fórmula de atingi-la e explicitá-la. Amparados em uma metodologia excepcional com a qual envolvemos centenas de estudantes, pais, gestores e educadores, o fórum certamente marcará o início de um grande movimento para entender qual é a Educação que a sociedade espera e quais as atitudes que podem impactar positivamente na vida de todos. A Educação é, sem dúvida alguma, algo que demanda planejamento, comprometimento e, principalmente, vocação.

Anuario Educação