PUBLICIDADE

Porcelanato necessita de cuidados no assentamento

Há argamassas específicas para ambientes internos e externos, por exemplo, e suas indicações devem ser respeitadas
Há argamassas específicas para ambientes internos e externos, por exemplo, e suas indicações devem ser respeitadas -

Texturas, relevos e tamanhos diferenciados, que merecem cuidados e atenção extra para que possam ‘brilhar’

Perfeitos para todos os ambientes, os porcelanatos são uma escolha prática na hora de revestir. Mas como assentá-los corretamente? São muitas texturas, relevos e tamanhos diferenciados, que merecem cuidado, planejamento e atenção extra para que possam brilhar.

Conhecer as técnicas é importante, mas detalhes podem fazer a diferença. “São procedimentos simples que diminuem a perda de material, melhoram a qualidade e eficiência da mão de obra e ainda potencializam o efeito estético das peças, levando em conta seu alinhamento, disposição e nivelamento”, pondera Simone Lourensi, design manager da Roca Brasil Cerámica.

Com expertise centenária, a empresa se firma no mercado como uma das maiores produtoras de porcelanato no Brasil. À frente do mercado com as marcas Roca e Incepa, segue conectada com as tendências mundiais, com soluções criativas, ousadas e sempre preocupadas com o meio ambiente. De olho no mercado e em todas as dúvidas que rondam esse assunto, a Roca Brasil Cerámica, junto com sua equipe técnica, apresenta dicas para a hora de assentar que irão evitar dores de cabeça e problemas futuros.

Os especialistas da empresa esclarecem que Escolher o porcelanato correto para cada ambiente é essencial para garantir um bom resultado. Os porcelanatos técnicos, com alta resistência mecânica, são indicados para áreas com muito movimento – como é o caso da linha Pro e Pro Max, da Incepa. Os esmaltados, por sua vez, têm superfícies muito variadas. Lisas, ásperas, brilhantes ou mates, apresentam resistências (PEI) diferentes que devem ser observadas. Quanto maior o tráfego, maior deve ser a PEI, sendo 5 o nível máximo.

Com isso em mente, é possível pensar em um projeto de paginação que ainda exalte as características visuais das peças escolhidas. “Detalhe que não pode passar despercebido é a orientação das peças, indicada na embalagem. Sempre simule a melhor disposição, valorizando os tons, faces e texturas”, aponta Simone Lourensi.

Revestimento precisa de ‘repouso’

Na hora de dispor as peças, o ideal é iniciar pela extremidade rente a parede, usando-a de guia, especialmente a partir dos corredores. Espaçadores plásticos garantem o espaçamento correto entre as peças e são indispensáveis, especialmente para grandes formatos.

Os especialistas também destacam que é bastante importante respeitar o tempo de repouso do piso. O revestimento deve ficar parado de dois a três dias para que, então, o rejunte possa ser aplicado.


Argamassa deve ser a adequada

Escolher a argamassa correta pode fazer toda a diferença no projeto, especialmente quando se fala de revestimentos cerâmicos, que possuem uma grande variação de porosidades e também diferentes aderências. Existem argamassas específicas para ambientes internos e externos, por exemplo, e suas indicações devem sempre ser respeitadas.

ACI: indicada para ser aplicada apenas em cerâmicas, na área interna; ACII: mais aderente, é indicada para aplicação interna ou externa; ACIII: muito resistente, é indicada para todos os formatos, para paredes e pisos internos, externos e fachadas. Ainda existe uma argamassa específica para piso sobre piso.

O ideal é preparar material o suficiente para ser consumido em até duas horas, para que o produto não perca suas propriedades ao ficar exposto ao ar antes da aplicação.

Vale ressaltar que a aplicação da argamassa varia de acordo com o tamanho das peças. Para formatos menores do que 30 x 30 cm, a argamassa deve ser aplicada apenas no contrapiso. Para formatos maiores, por sua vez, deve-se aplicar tanto na superfície de assentamento, quanto no fundo da peça – como é o caso da linha Ágata, da Roca, com suas lâminas de 60 x 120 cm, ou da linha Seattle (90 x 90 cm), da Incepa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE IMÓVEIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE