PUBLICIDADE

Tonalidades vibrantes podem ser usadas em todas estações

Amarelo e azul dão um toque inusitado na cozinha do escritório Botti Arquitetura
Amarelo e azul dão um toque inusitado na cozinha do escritório Botti Arquitetura -

Cores quentes remetem ao sol e ao fogo, mas trazem mais energia aos ambientes e são bem-vindas durante todo o ano

Amarelo, laranja e vermelho são a cara do verão, pois transmitem alegria e vivacidade. Mas, não precisa estar apenas na estação do sol para inseri-las na decoração da casa. Por trazerem mais energia aos ambientes, elas são muito bem-vindas durante todo o ano.

De acordo com as arquitetas Natalia Botelho e Paola Corteletti, da Botti Arquitetura, para compor a decoração com as cores vibrantes, primeiramente, é preciso que a pessoa se identifique com estas tonalidades. “As cores quentes remetem ao sol e ao fogo, então o primeiro passo é uma identificação pessoal. Como são cores fortes, para os menos ousados, é importante que isso entre em pequenos detalhes. Já para os mais arrojados, elas podem entrar numa parede inteira da cozinha, por exemplo”, ressaltam as profissionais.

Segundo Natalia e Paola, ao se tratar da cozinha, as cores quentes podem ser inseridas em detalhes como banquetas da bancada americana ou algum revestimento da parede. Já na sala, podem entrar em um tecido amarelo para o pufe ou abajur laranja num canto da sala contrastando com um móvel mais leve. “Isso para os menos ousados, mas que gostariam de ter esses pontos de iluminação dentro de casa, pois é isso que elas transmitem: luz e alegria”, indicam.

Para a arquiteta Fernanda Andrade, as cores quentes são perfeitas para criar ambientes mais aconchegantes. “Por serem cores vivas e estimulantes, ao serem usadas em ambientes sociais da casa, elas criam ambientes acolhedores, aconchegantes, confortáveis e que favorecem os relacionamentos pessoais e familiares. Expressam vitalidade, movimento e excitação”, afirma.

Fernanda ressalta que a harmonia e a correta proporção das cores possibilitam um ambiente mais equilibrado. É importante não errar “na mão” na hora de inserir amarelos, laranjas e vermelhos nos ambientes. “Por serem cores impactantes e fortes, o ideal é usar junto com cores neutras e tranquilizantes, como cinza, branco e bege. Quando usadas em excesso, causam cansaço visual e inquietação”, pontua.

Além da mescla com uma paleta neutra, é possível, também, fazer uma combinação diferenciada com outros tons, como o roxo. De acordo com Natalia Botelho, o roxo mais seco, ou violeta, quebra a vibração do laranja e do amarelo e pode fazer uma linda harmonização. “Claro que vai depender do perfil de cada um. Tem toda uma psicologia envolvida nesse quesito, que nós fazemos, e permite a combinação dessas cores de acordo com cada cliente. Um exemplo legal sem deixar que o ambiente fique pesado, é utilizar a cor vibrante em uma parede só, como atrás da pia da cozinha. Não pesa, não há briga na combinação de cores e traz um novo ar ao ambiente”.

Amarelo pode ser utilizado para instigar maior criatividade

Para quem tem receio de utilizar tonalidades mais vibrantes dentro de casa, as arquitetas da Botti dão a dica: “Cozinha, áreas sociais da casa, sala de jantar e, até mesmo, escritório, dependendo da profissão da pessoa. O amarelo, por exemplo, instiga criatividade”, afirmam. Investindo em detalhes, pouco a pouco, as cores vibrantes podem trazer uma nova atmosfera à casa. “As cores quentes não precisam dominar o ambiente, mas podem ser usadas apenas em detalhes da decoração, como adornos. Elas podem ser usadas com ousadia, mas com harmonia”, encerra Fernanda Andrade.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE IMÓVEIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE