Crea-PR alerta para a fiscalização de engenheiros ao instalar piscinas

Normas da ABNT  foram atualizadas para assegurar a população, e Paraná é o único Estado onde as normas são exigidas por lei.

A contratação de um profissional especializado para fabricação, construção e instalação de piscinas é fundamental para a segurança dos usuários. Nesta época do ano, a demanda por esse tipo de equipamento cresce, em virtude das altas temperaturas, mas é preciso estar atento a normas e requisitos legais necessários para a execução da obra, visando evitar acidentes e prejuízos financeiros. Um estudo feito pela Levantamento da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) aponta que 51% das mortes de crianças na faixa de 1 a 9 anos de idade ocorrem em ambientes domésticos, geralmente em piscinas que não atendem a padrões mínimos de segurança.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo e gerente da regional Ponta Grossa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR), Vander Della Coletta Moreno, a execução de uma piscina é obra que inclui aspectos estruturais, hidráulicos e elétricos, e por isso, se caracteriza como obra de engenharia. ‘As piscinas podem ser construídas de forma personalizada ou ser adquiridas pré-moldadas de fibra apenas para instalação, o que torna o tempo de execução menor. Em ambos os casos, é necessário o acompanhamento de um engenheiro no projeto e na execução da obra, visando atender as normas técnicas, garantir o correto funcionamento das instalações e a segurança dos usuários’, frisa. 

Em setembro de 2018, foram atualizadas as normas que regulamentam a construção e manutenção de piscinas, bem como a qualidade da água. Trata-se da ABNT NBR 10339:2018 – Piscina: Projeto, execução e manutenção, e da ABNT NBR 10818:2016 – Qualidade da água de piscina. Ambas são conjuntos de requisitos que devem ser seguidos por engenheiros e outros profissionais, para garantir segurança e bem-estar aos usuários. 

De acordo com Roberto Serta, Engenheiro de Segurança e presidente da Associação Paranaense de Engenheiros de Segurança (Apes), a garantia de uma piscina é observada a partir do projeto, compreendendo desde a determinação de sua localização no terreno em solo apropriado, firme e sem movimentação, até aspectos técnicos de dimensionamento de bombas, ralos e filtros. Também é importante que a área propicie a correta limpeza e manutenção, bem como o acesso dos banhistas e a proteção adequada, com instalação de cerca para crianças e animais. 

‘Muitas vezes a instalação de dutos, ralos e bombas não obedece ao definido em projeto, podendo causar vários e sérios riscos de acidentes até mesmo com óbitos. Um exemplo é quando há elevada força de sucção com potencial para aprisionar banhistas no fundo da piscina, impedindo que possam reagir e voltar à superfície para respirar’, alerta o Coletta. 

O gerente do Crea-PR em Ponta Grossa ainda menciona a obrigatoriedade do registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) do profissional ou da empresa responsável pelo projeto e execução da piscina. ‘Quando os Agentes de Fiscalização do Crea-PR identificam ou recebem denúncias relativas à execução de piscinas, seja em imóveis residenciais ou de outros tipos, é cobrada a responsabilidade técnica de um engenheiro pelo projeto e pela execução da obra’, finaliza. 


Lei de Segurança em Piscinas

Há mais de dez anos, discute-se em Brasília a criação de uma lei que previne acidentes em piscinas públicas e privadas no Brasil. Entretanto, somente no estado do Paraná e em municípios como Belo Horizonte (MG), São José, Camboriú e Itajaí (SC), Porto Seguro (BA), Santos, Sorocaba e Atibaia (SP), as leis obrigam a instalação de dispositivos de segurança em piscinas. 

O Projeto de Lei (PL) 071/2014 já foi aprovado pelo Senado, mas está sob a avaliação dos deputados por conta de uma alteração feita por Dário Berger, senador de Santa Catarina. Quando aprovada, a lei exigirá medidas obrigatórias, como instalação de botão manual para parada de emergência e pisos antiderrapante, assim como isolar a piscina do trânsito de banhistas.A lei ainda derterminará que todos os produtos de segurança deverão possuir certificado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).


Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná é responsável por regulamentar e fiscalizar os profissionais e empresas das áreas da Engenharias, Agronomias e Geociências. O Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento

Capa da edição desta quarta-feira (24/04/2019) do JM

Capa da edição desta quarta-feira (24/04/2019) do JM...

PG sedia 18º Encontro Nacional de Professores de Jo

PG sedia 18º Encontro Nacional de Professores de Jo...

Acipg se posiciona favorável à redução para 15 vereadores

Acipg se posiciona favorável à redução para 15 vereadores...

Cerveja 'Original' ganha versão em lata

Cerveja 'Original' ganha versão em lata...

ExpoFrísia tem recorde de inscrições de animais

ExpoFrísia tem recorde de inscrições de animais...

Prazo para submissão de artigos do ADM 2019 é iniciado 

Prazo para submissão de artigos do ADM 2019 é iniciado ...

Paraná Turismo confirma a privatização de Vila Velha

Paraná Turismo confirma a privatização de Vila Velha...

Caminhoneiros descartam greve após reunião

Caminhoneiros descartam greve após reunião...

Paraná prevê crescimento do uso de carros elétricos

Paraná prevê crescimento do uso de carros elétricos...

Prefeitura realiza simulação de acidente de trabalho

Prefeitura realiza simulação de acidente de trabalho...

Operação Tiradentes registra 124 infrações de trânsito

Operação Tiradentes registra 124 infrações de trânsito...

Charge da edição desta quarta-feira (24/04/2019) do JM

Charge da edição desta quarta-feira (24/04/2019) do JM...

UEPG consegue recursos para pagar obstetras do HU

UEPG consegue recursos para pagar obstetras do HU...

Pedágio mais barato

Pedágio mais barato...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS