PUBLICIDADE

Especialistas dão dicas para garantir mais conforto em ambientes infantis

Profissionais da arquitetura e do décor falam como criar ambientes repletos de interatividade e segurança

Imagem ilustrativa da imagem Especialistas dão dicas para garantir mais conforto em ambientes infantis

Projetar espaços voltados para as crianças requer criatividade, que lhes ofereça autonomia e, claro, muita segurança. Seja o quartinho de dormir, a brinquedoteca ou mesmo uma loja comercial voltada para o público infantil, estes ambientes precisam, além de muita vivacidade, cuidados extremos para que os pequenos possam aproveitá-los da melhor maneira possível.

Segundo a psicóloga e designer de interiores Fabiana Visacro, ao criar um espaço infantil, a prioridade é pensar na segurança, além da praticidade para manter o ambiente limpo e conservado, investindo em um material adequado. “Entre os pisos considerados mais práticos para limpeza estão o piso vinílico e o porcelanato. Considerando que o porcelanato é um piso mais frio e as crianças gostam de brincar no chão, o ideal é usar o vinílico, que além de prático é mais quentinho. O piso emborrachado é também uma boa opção. O ideal é que todos os móveis como mesinhas, cadeiras, instalação da TV, sejam proporcionais à altura de quem vai usar o espaço. Nos meus projetos, sempre especifico a laca para ambientes infantis”, indica.

As designers de interiores Linda Martins e Cris Araújo, do escritório Maraú Design Studio, também são adeptas do uso de piso vinílico nos espaços infantis e ressaltam que, além da beleza, utilizar um mobiliário lúdico e confortável é essencial para estes ambientes. “Móveis com cantos arredondados e pisos vinílicos trazem conforto térmico e acústico aos ambientes. As cores e texturas, por exemplo, têm papel fundamental em projetos infantis, pois as crianças precisam de incentivo visual e, assim, podemos ousar bastante, tirando o máximo proveito disto”, revelam.

Ao se tratar de cores e texturas, Fabiana Visacro, explica que estas estão entre as primeiras formas de se expressar da criança, antes mesmo de aprender a falar e, por isso, são fundamentais no espaço infantil. “Antes de pronunciar qualquer palavra, muitas crianças já estão brincando com massinhas coloridas, lápis de cor e tintas. É sabido que cada cor tem um significado importante, que contribui para despertar nas crianças características como mobilidade, tranquilidade, concentração e energia. Já o toque, representado pelas texturas, também é muito importante, pois desperta sensações importantes para determinada criança que ainda pode não estar totalmente madura, possibilitando que ela consiga verbalizar certos sentimentos. O toque aveludado, por exemplo, pode dar aquela sensação de carinho gostoso”, aponta.

Em recente projeto para uma loja de roupas infantis, a arquiteta Gláucia Britto apostou nas tonalidades nudes para compor o ambiente, dando destaque às cores dos produtos a serem comercializados. Além disso, o mobiliário, aberto e mais baixo, propicia que as crianças vejam as roupinhas e, também, possam senti-las. “As formas arredondadas do mobiliário trazem mais segurança aos pais, pois as crianças transitam por todo o ambiente. E a exposição dos produtos, aos olhos delas, instigam o interesse por eles, sendo um grande atrativo”, afirma.

Espaço deve transmitir aconchego

Já em espaços de diversão, em restaurantes, por exemplo, o ideal é que a empresa crie uma sensação de aconchego naquele local para entreter as crianças, com segurança e ofereça tranquilidade aos pais frequentadores do estabelecimento. “O fato de os filhos quererem ficar mais tempo naquele local, é superimportante para empresa. Imaginando que o espaço desperte uma sensação de bem-estar tão grande às crianças que elas se sintam como estivessem no próprio quarto e fazendo daquele um momento gostoso entre família”, encerra Fabiana Visacro

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE IMÓVEIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE