PUBLICIDADE

Redes sociais inspiram decoração ‘descolada’ para ambientes internos

Especialistas dão dicas sobre como criar uma decoração inspirada no estilo que ficou popularizado por uma rede social

Imagem ilustrativa da imagem Redes sociais inspiram decoração ‘descolada’ para ambientes internos

A avalanche de digital influencers está aí para confirmar: hoje, o conteúdo compartilhado nas diversas plataformas digitais exerce forte impacto em nosso comportamento e modo de viver. A influência é tanta que uma rede social cunhou um termo até pouco tempo atrás desconhecido: “decoração Tumblr”. 

Com uma pegada descolada e irreverente, valorização do simples, toques de DIY (o famoso “faça você mesmo”), pitadas de inspiração nos lofts novaiorquinos e na decoração das start ups, o estilo se popularizou de tal forma em compartilhamentos de fotos na plataforma Tumblr que acabou sendo apelidado pelo nome da própria rede social. 

Sendo assim, inspirações é o que não faltam para reproduzir o estilo em casa, afinal, ele se encaixa em qualquer ambiente. E, há quem diga que é uma decoração voltada para os adolescentes, o que não é verdade. O que conta é a identificação com esse estilo descolado e saber equalizar os elementos na composição do layout.

De acordo com a arquiteta Nina Abadjieff, o que mais traz personalidade à decoração Tumblr é a possibilidade de cada pessoa criar o seu estilo: “O principal neste tipo de decoração é o DIY, ou, faça você mesmo. A possibilidade de você mesmo fazer a sua decoração deixa o ambiente mais acessível e personalizado. Utilizando elementos de luz e adesivos onde você pode soltar a criatividade”, destaca.

Personalidade é a palavra-chave neste estilo de decoração. Segundo a arquiteta e designer de interiores Carmen Calixto, a decoração Tumblr traz o perfil da pessoa, revelando o seu gosto, seu modo de vida e, claro, a influência digital. “Com as redes sociais, as tendências e estilos são cada vez mais difundidos e acessíveis a todas as pessoas. Essa decoração está se tornando tão em voga por ser um décor de muita personalidade e estilo. Os ambientes tendem a ser mais descolados, moderninhos, coloridos. Utilizam-se muitas fotos e composições de quadros, frases com inspirações, estampas geométricas”, enumera Carmem.

Em um projeto recente, a designer de interiores Melina Mundim utilizou este estilo moderno e autêntico para criar ambientes que traduzissem a personalidade da cliente. “A decoração Tumblr é mais solta e com pequenas informações onde você vê, claramente, a personalidade da pessoa. É uma decoração ideal, por exemplo, para pessoas que viajam muito e trazem na bagagem mimos e presentes de amigos. Além de ser um estilo que se adequa fácil, pois não fica presa a idade ou gênero”, revela.

Cores e estilos devem ser dosados  para a composição

Melina ressalta ainda que uma das características deste estilo é o uso de metal. Em objetos, vasos ou adornos, seja em qualquer cômodo da casa. “No meu projeto, o estilo foi usado de uma maneira mais sóbria, voltado para adultos. Neste caso, a cliente possuía um apartamento pequeno e muitas coisas a serem inseridas na decoração, então, ela precisava de ajuda. Mas, como esse tipo de decoração não possui regras, se a pessoa tiver algum dom estético, ela mesma pode fazer, sozinha, pois é tranquilamente adaptável”, conta.

A designer finaliza lembrando que, assim como em qualquer estilo de decoração, na decoração Tumblr é fundamental dosar os elementos. “Se sabemos dosar as cores, por exemplo, podemos dar um destaque maior, unindo todas as informações do ambiente. Para ficar bem bacana, mesmo, tem que saber organizar a bagunça, afinal a decoração Tumblr nada mais é que uma ‘bagunça organizada’”, encerra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE IMÓVEIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE