PUBLICIDADE

Piscina requer manutenção para voltar a ser utilizada

Água tratada e cristalina, não representa apenas beleza e higiene, mas também a segurança e saúde dos usuários

Motivos. Manutenção para eliminar bactérias e outros micro-organismos causadores de doenças
Motivos. Manutenção para eliminar bactérias e outros micro-organismos causadores de doenças -

Com a chegada da primavera a temperatura volta a subir gradativamente e para quem tem piscina em casa, os primeiros raios de sol mais fortes já dão vontade de aproveitar o espaço que ficou abandonado durante o inverno. Entretanto, após meses de esquecimento, alguns cuidados são imprescindíveis para garantir a segurança e saúde dos usuários e beleza da piscina. A manutenção da piscina é importante para manter a beleza e a cristalinidade da água, evitar a proliferação de algas, eliminar odores desagradáveis, remover materiais orgânicos, e principalmente eliminar bactérias e outros micro-organismos causadores de doenças. A água tratada, límpida e cristalina, não representa apenas beleza e higiene, mas também a segurança e saúde dos usuários. 

Limpar a superfície da piscina é essencial. Se a piscina estiver aberta e sem os cuidados necessários é comum o acúmulo de detritos na superfície da água, estes são os principais problemas para manutenção da piscina. Desta forma, é fundamental fazer uma limpeza da superfície da piscina, eliminando os resíduos de uma forma definitiva. É essencial que todo o entorno da piscina seja limpo para que o problema seja completamente resolvido. Se no espaço de lazer houver árvores ou arbustos, uma boa opção é removê-los, evitando que galhos e folhas caiam na água. Em casos de piscinas que ficaram cobertas com lonas durante o inverno, retire qualquer água ou sujeira da superfície da mesma antes de retirá-la, evitando que estes caiam na piscina e prejudiquem a qualidade da água.

O fundo deve ser aspirado. Assim como as sujidades que ficam na superfície da água, é necessário eliminar aquelas que se acumulam no fundo da piscina. Para fazer a remoção desta é necessário aspirar a piscina, o procedimento deve ser feito com calma e devagar, além de ser feito em toda a extensão da piscina, preferencialmente em linhas paralelas, o que facilita o trabalho. Por mais que pareça algo trabalhoso, esta atividade não costuma demorar mais do que 30 minutos.

Em relação aos filtros, eles devem estar limpos. É habitual que os filtros acumulem sujidades após um tempo de uso, o que compromete o funcionamento do mesmo. Dependendo da quantidade de sujeira acumulado, o filtro pode até parar de funcionar. Portanto, a limpeza dos filtros é essencial para que eles exerçam suas funções com eficácia. A higienização é simples, basta tirar o lixo do depósito e lavá-lo com cuidado. 

Todos os cuidados mencionados deixarão a piscina pronta para voltar a ser utilizada durante a primavera/verão, mas o indicado é a manutenção da piscina seja feita durante o ano inteiro, garantindo a qualidade da água e um esforço menor ao precisar usá-la. 

Cloro e pH devem ser ajustados

O ideal é que o pH da piscina seja mantido em 7,2, para que a água não esteja nem ácida, nem básica demais a ponto de prejudicar a diversão dos banhistas. A medição do pH deve ser feita constantemente para manter o nível ideal, É comum a utilização de cloro para a desinfecção da água da piscina, impedindo que bactérias e micro-organismos se proliferem. É importante que a quantidade de cloro utilizada seja bem planejada de acordo com o tamanho e necessidade da piscina, visto que o excesso do produto pode causar problemas aos usuários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE IMÓVEIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE